30 março 2011

ARQUITETURA - Ultranópolis, as cidades do futuro

Especialistas da ONU acreditam que a população do planeta pulará de7 para 9 bilhões. Desse total, 70% viverá em centros urbanos, ou seja, cidades como Nova Iorque e São Paulo devem dobrar de população. E como será o formato dessas "mega megalópoles" - as ultranópoles.

 

Arranha-espaço: megacondomínios de 800 metros de altura. capazes de gerar energia e alimentos, e reciclar água e lixo. Terão comércio, escolas, hospitais, "muita gente passará meses sem sair deles", diz Bernard Hunt,  do Instituto Real de Arquitetos Britânicos.

Vida no ar: grandes passarelas vão ligar os principais edifícios, compensando a falta de espaço. Transporte público também se popularizará pelos zepellins (dirigíveis).

Ladrões aposentados: as pessoas viverão mais. Isso deve diminuir a criminalidade, já que os jovens são os principais causadores e vítimas da violência. Ainda assim existirão os bairros "barra pesada". A polícia vai agir na terra e no ar, com câmeras em todo lugar e robôs vigias.

Estradas inteligentes: o trânsito, sim, estará mais caótico ainda. Boa velocidade, só nas vias superinteligentes entre as cidades, nas quais os veículos andarão a até 400km/hora, a poucos centímetros uns dos outros, rastreados por radares e controlados pelo computador de bordo.

Vida sob a terra: ninguém vai querer morar debaixo do solo, mas ainda podemos aproveitar esse espaço. Shoppings conectados a estações de metrô, ciclovias e pistas de caminhadas em até dez andares de profundidade.

Quintal é luxo: condomínios ainda existirão e ainda serão luxo. Abrigarão, em média, 500 mil pessoas, com todas características dos atuais: isolamento, segurança e algum contato com a natureza. Como a maioria trabalhará em casa,  distância não será problema.

Chaminé forever: existirão parques, carros não usarão mais petróleo e lares receberão energia renovável. Ainda assim, precisaremos das fábricas e carvão. Mas elas ficarão em áreas isoladas.


Além disso, o blog Planta Sustentável ainda aponta algumas ressalvas:
- As migrações serão ainda mais intensas, ou seja, gente de todas raças e origens no seu dia a dia.
- Sem carros voadores. Será mais Minority Report que De Volta para o Futuro.
- Projeto de bairro ecológico e 100% conectado à web deve ser inaugurado em 2015, na Índia.
- Tóquio já tem três projetos de megaprédios, para 1 milhão de pessoas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário


INEX
| PORTO ALEGRE | SÃO PAULO | BRASIL
www.inexestrategia.com.br