O século 21, por outro lado, está sendo marcado pelo Consumismo Colaborativo (CC)!
Já comentamos sobre Consumo Colaborativo em um post aqui no blog. Agora, surgiu um breve vídeo com informações relevantes do tamanho desse mercado e oportunidades em vista.
Revisando: Consumo Colaborativo é:
"
Compartilhar, alugar, trocar, emprestar, doar
"
termos esses redesanhados pelo uso da tecnologia, mundando não só o que consumimos, mas como consumimos.
Pensando no "antes", com o hiper consumismo, se gerava grande quantidade de lixo e a mentalidade básica era "eu", "minha vida", "minhas coisas". Agora, existem três pontos centrais para o crescimento do CC:
SISTEMA DE SERVIÇO DE PRODUTOS
Não se compra mais o produto (e o poder de tê-lo), mas o benefício dele. Isso explica o porque do maior crescimento no mundo em transporte ter sido o compartilhamento de bicicletas (nos EUA, todas grandes cidades tem um programa em desenvolvimento).
O app do ZipCar, empresa de compartilhamento de carros, por exemplo, teve mais de 100.000 usuários em uma semana!
REDISTRIBUIÇÃO DE MERCADOS
O famoso segunda mão! Agora, ao invés de colocar no lixo aquilo que não se necessita mais, coloca à disposição de outras pessoas - e isso inclui vendas. O valor estimado do mercado de "segunda mão" pelo eBay, em 2009, foi de U$ 500 bilhões!
No Freerecycle, são mais de 7 milhões de usuários, que presentearam mais de 9 milhões de itens. Pra ter uma ideia, isso é o equivalente, se amontoados em caminhões de lixo, a 7x a montanha do Everest - e o planeta agradece.
ESTILO DE VIDA COLABORATIVO
O compartilhamento e troca de recursos e ativos como tempo, comida, espaço, habilidades e dinheiro. U$ 10 bilhões é o valor de bens permutados nos EUA em 2008. Clubes de emprestéstimos receberam U$52,7 milhões para financiamentos de risco - entre pessoas. E o Couchsurfing é o site de hospedaria mais visitado no planeta.
Enfim. É um engrandecimento sócio-econômico realmente grande - e que está apenas começando.
Sites citados:
CouchSurfing
Nenhum comentário:
Postar um comentário