10 novembro 2015

MERCADO: 11/11, o dia dos solteiros na China

Você compra em algum site chinês?
Se sim, já deve ter ouvido falar do famosos 11/11 - o Dia dos Solteiros - mas você conhece a história desse dia?

O Dia dos Solteiros começou a ser celebrado na China nos anos 90.
O objetivo desse dia era os jovens universitários solteiros saírem para comemorar, bebes e cantar Karaoke - e quem sabe deixarem de ser solteiros.

O café da manhã do dia dos solteiros é especial, quem ainda não está casado deve comer quatro Youtia (varetas de massa frita) que representam os quatro 1's do 11.11 e um Baozi (pãozino recheado) que representa o ponto do meio.

(café da manhã com 4 Youtiao e um Baozi)
Mas a verdade é que não foi por causa da festa e da comida que o dia ficou famoso pelo mundo - é pelas promoções.

As promoções começaram de forma natural, com empresas, restaurantes e shoppings fazendo eventos para seus públicos jovens - tentando interagir com a nova geração.

Mas a nova geração chinesa é muito adepta ao comércio online, graças ao site Taobao da gigante Alibaba. Taobao é um shopping online feito especialmente para a juventude chinesa e que faz tremendo sucesso no país. E isso cresceu de formas inesperadas, em 11 de novembro de 2012 o Taobao vendeu aproximadamente US$3 bilhões em produtos chineses a jovens chineses.

Não demorou para o grupo Alibaba notar o potencial dessa promoção a um nível mundial.
O feriado também fica logo antes (no calendário) da Black Friday e da Cyber Monday, os dois maiores dias de compras do mundo ocidental.
Para a empresa chinesa, fazia mais sentido focar suas promoções no 11.11, quando seus fornecedores já estavam preparados para as grandes promoções, do que tentar competir com os varejos ocidentais na Black Friday e Cyber Monday.

(gráfico criado pelo jornal Telegraph mostrando o 11.11 em vermelho na compração com o Black Friday e o Cyber Monday)

E a verdade é que a fórmula deu muito certo, e hoje em dia o 11.11 é o maior dia de compras virtuais do mundo inteiro - mesmo só sendo praticado por lojas chinesas. O Dia dos Solteiros vende mais do que 5 vezes o que vende a Black Friday, em 2014 chegou a faturar US$ 9,3 bilhões

E esse ano, o plano é crescer ainda mais!
O grupo Alibaba reservou o Centro Olímpico Aquático de Beijing para a força tarefa de colaboradores do dia, e convidou Adam Lambert  para cantar a equipe.

O Alibaba tem expectativa que 1.7 milhões de carteiros, 400 mil veículos e 200 aviões-carga lotados serão enviados para entregar os pacotes comprados no dia 11/11/2015.

(Adam Lambert irá cantar para a equipe do grupo Alibaba na força tarefa do 11.11)

O 11.11 é um ótimo exemplo de como focar as estratégias de vendas de acordo com as forças da empresa, e não com o que a concorrência está fazendo, pode gerar grandes resultados!


Fontes: Bloomberg, Telegraph, e BBC News


Nenhum comentário:

Postar um comentário


INEX
| PORTO ALEGRE | SÃO PAULO | BRASIL
www.inexestrategia.com.br