01 agosto 2016

MUDANÇA DE ENDEREÇO

O blog da INEX está aproveitando a onda de mudanças que passa pela a empresa com nossa mudança de marca e resolveu se renovar também.

A partir de agora, estamos em novo endereço: bloginex.wordpress.com/

Estamos de cara nova, mas o conteúdo segue de altíssima qualidade e direcionado para gestão, empreendedorismo, sustentabilidade e comportamento.

Atualize seus favoritos e não deixe de vir nos visitar na nossa nova casa!


30 junho 2016

COMPORTAMENTO: Jamie Oliver e Sadia trazem a Food Revolution para o Brasil

Você conhece o Jamie Oliver? e a Food Revolution?

Jamie Oliver é um chef celebridade britânico que agora esta usando sua popularidade para transformar o jeito que as pessoas do mundo se alimentam. Oliver quer que o mundo coma mais alimentos orgânicos em refeições mais balanceadas e saudáveis.

Para tanto, ele criou o Food Revolution - um movimento que busca educar as pessoas a respeito de alimentação saudável e receitas para se fazer em família.
Esse movimento culmina todos os anos no Food Revolution Day, um dia de educação e debates a respeito de alimentação e políticas públicas locais que garantem acesso a alimentos de qualidade a todos.

O site do Food Revolution expressa a missão do movimento:

“Acesso a alimentos bons, nutritivos e frescos é direito de cada criança, mas atualmente estamos falhando com os nossos filhos. Milhões de crianças estão comendo demais os alimentos errados, enquanto outros milhões não recebem o suficiente de alimentos bons para ajudá-los a crescer e prosperar. Precisamos nos unir como uma só voz forte, única para forçar governos e empresas a criarem um mundo mais saudável, mais feliz para o futuro”


O Food Revolution Day acontece em 11 países atualmente, e o Brasil é um deles. Mas não é aí que o esforço do chef para! Essa semana, ele divulga sua parceria com a Sadia para tornar a alimentação saudável e balanceada acessível e prática a todos - além de muito saborosa.

Nesse setembro, Jamie Oliver e Sadia pretendem mostrar para o mundo que comida congelada pode ser saudável e gourmet. A Sadia buscou o Jamie Oliver há cerca de um ano com a proposta de criar receitas com frango para o mercado brasileiro. 

Entretanto, para participar ele exigiu que a BRF, detentora da marca, adequasse seu processo de produção de acordo com princípios de bem-estar animal. Controle da temperatura (para evitar ambientes muito quentes) e implementação de poleiros foram algumas das modificações feitas pela empresa nas suas granjas para atender às demandas do cozinheiro.

Em julho, o chef deve vir ao Brasil para o bater o martelo na seleção dos ingredientes e pratos. A linha será distribuída em todo o país e não tem prazo para acabar. Além disso, a parceria preve um programa educacional para 500mil crianças de escolas públicas aprenderam a cozinhar e sobre alimentação saudável.

Abaixo segue a tradução desse post que Jamie fez falando a respeito da parceria.

"Eu mal posso esperar para trazer a Food Revolution para o Brasil

Oi pessoal, eu estou realmente feliz por anunciar que eu e a  Sadia, uma das maiores marcas de alimentos do Brasil, nos unimos para que juntos possamos criar mudanças reais e positivas da fazenda à mesa quando se trata de cozinhar, padrões de bem-estar animal e educação alimentar para os seus filhos. Parcerias para mim vão muito além de grandes produtos, e eu realmente acredito que para inspirar a mudança sustentável em larga escala, é necessário lançar sua mensagem ao mundo. Sadia tem um amplo alcance em todo o Brasil, então eu vou ser capaz de partilhar as minhas ideias com muitos de vocês  - esta parceria tem o potencial de mudar os hábitos alimentares brasileiros para melhor, e isso é realmente excitante para mim.

Saber cozinhar é uma das habilidades de vida mais importantes que você pode possuir, e através de receitas de frango incríveis usando apenas os melhores ingredientes, eu quero dar-lhe a confiança para chegar na cozinha e tentar algo. Eu tenho trabalhado com os agricultores da Sadia ao longo do último ano para melhorar os padrões de bem-estar animal, e todos os nossos produtos só vão usar frangos com alto padrão de bem-estar  - a primeira iniciativa no Brasil nesta escala - e esse é apenas o primeiro passo em uma longa viagem. Além disso, minha fundação está trabalhando com a Sadia para desenvolver um surpreendente programa de educação alimentar para as escolas brasileiras, para que possamos ensinar as crianças sobre alimentação e culinária, e começar a reverter as estatísticas atuais de obesidade ao zero. O grande objectivo é fazer com que mais de 500.000 crianças se desenvolvam e aprendam a cozinhar dentro dos próximos três anos.

E isso é só o começo - Eu não posso esperar para trazer a Food Revolution ao Brasil na próxima semana e conhecer todos vocês, pessoas adoráveis. Vai Brasil!"

22 junho 2016

TENDÊNCIA: Novas formas de agricultura!

O atual método de agricultura é produzir alimentos em grandes quantidades e em regiões afastadas dos centros urbanos. Isso demanda um grande custo logístico para trazer os alimentos até seus consumidores. Esse custo não é meramente financeiro, gastamos muitos recursos naturais e poluímos muito o planeta nesse modelo.

Para solucionar essa situação, tem muita gente inteligente estudando novas formas de produzir alimentos. Segue abaixo algumas dessas novas técnicas:


FAZENDA FLUTUANTE



A ideia aqui é resolver o problema da falta de terras cultiváveis, fazendo fazendas em cima da água.Construída sobre um suporte que boia, ela pode ser instalada no mar, em lagos ou em rios - mais perto dos centros urbanos litorâneos!

A primeira fazenda desse tipo está sendo construída no porto de Roterdã, na Holanda - o mais importante da Europa -, e deve ser inaugurada em janeiro de 2017.

A iniciativa é da Universidade de Wageningen, junto com empresas como Philips e Beladon - construtora especializada em estruturas flutuantes que pretende, no futuro, erguer cidades inteiras sobre a água.

O espaço será especializado na criação de vacas leiteiras, e vai começar com 60 animais. Cada vaca deles terá 15 m² para pastar, um espaço muito maior do que os cubículos em que as fazendas leiteiras industriais colocam seus animais.

A estrutura flutuante também poderia ser utilizada para produzir vegetais.


AGRIHOOD



Agrihood é uma nova tendência de condomínio horizontal. Estes empreendimentos residenciais tem como diferencial fazendas comunitárias de agroecologia. E já existem cerca de 200 deles nos EUA.

O mais recente, chamado The Cannery, foi construído na Califórnia. O empreendimento com mais de 40mil metros quadrados da empresa de desenvolvimento New Home Company  é o abriga 547 casas.

Todas as casas são eficientes em termos energéticos onde cada uma é alimentada por energia solar e vem equipada com tomadas de energia para carros elétricos.

The Cannery é único por outras razões também. A fazenda comunitária de quase 30 mil metros quadrados será gerida por um grupo sem fins lucrativos que pretende executar programas de educação agrícola para estudantes e aspirantes a agricultores do local, além de uma operação comercial com foco em vegetais orgânicos, para abastecer a comunidade e também serem vendidos fora.

13 junho 2016

INOVAÇÃO: Desafio de Impacto Social Google 2016

O Google está com uma votação muito legal acontecendo!

O Desafio de Impacto Social Google 2016 trouxe 10 ideias que podem mudar o Brasil, e agora querem que você vote em sua favorita.




Um desses 10 projetos vai ser financiado pelo Google em R$1,5 milhão!

Abaixo apresentamos um pouco mais desses projetos:

Centro de Valorização da Vida: um app de apoio para pessoas com risco de suicídio. O Centro já une pessoas em momentos vulneráveis com voluntários dispostos a ajudar, e agora quer lançar um aplicativo para facilitar esse processo.

ITS - Rio: Plataforma que facilita a ação dos cidadãos nos debates e criação de políticas públicas. O dinheiro será usado para aumentar uma plataforma online já existente e Vai também construir um aplicativo para obter assinaturas digitais certificadas, permitindo assim propor projetos de lei de iniciativa popular, conforme previsto pela Constituição.

THEMIS: aplicativo de apoio a domésticas para buscarem seus direitos trabalhistas.O projeto visa a atingir mais de 50% de todas trabalhadoras domésticas brasileiras até o final de 2019.

WWF-Brasil: Rastreamento coletivo e online para impedir a propagação de doenças como a Zika e a Dengue. A WWF é uma ONG ambientalista super conceituada mundialmente e agora sua célular brasileira busca fazer a diferença na luta contra o aedes aegypti.

Vetor Brasil: Um portal que liga jovens com grande potencial a cargos públicos de alto impacto. Será um portal abrangente e interativo - incluindo testes de interesse e mapeamento de carreira - que vai chegar a mais de 30.000 jovens profissionais em seu primeiro ano.

Arredondar: Uma solução que faz toda compra ter possibilidade de virar uma doação. A plataforma permite aos consumidores arredondar para cima os seus pagamentos em lojas, e doar até um real em cada compra para ONGs e projetos sociais.

IPAM Amazônia: Uma plataforma que ajuda comunidades indígenas a se adaptarem às mudanças climáticas. Com o prêmio, o IPAM Amazônia desenvolverá um aplicativo que fornecerá alertas para os indígenas sobre alterações no clima, ao mesmo tempo que coletará dados fornecidos por eles.

Aliança da Terra: Uma ferramenta que conecta pequenos fazendeiros com as informações que eles precisam para melhorar seus negócios. Este projeto, Conectar para Transformar o Vale dos Esquecidos, vai conectar pequenos produtores através de uma ferramenta capaz de ajudá-lo a controlar melhor o seu gado e ao mesmo tempo potencializar sua capacidade de conservar a sua terra e o meio ambiente.

Transparência Brasil: Um app que monitora a construção de escolas e garante a responsabilidade governamental sobre elas. O aplicativo Cadê Minha Escola permitirá que os cidadãos possam monitorar a construção de creches e escolas com fotos e relatórios, e verificar o status dos projetos.

Instituto INOVAGRI: Um sistema que orienta agricultores a não desperdiçar água. Com a plataforma S@UA (Sistema de Assessoramento para o Uso da Água na Agropecuária), o Instituto INOVAGRI vai conectar os gestores de abastecimento com dados de agricultores para distribuir a água limitada de forma mais eficiente.

Escolheu seu projeto favorito? Ainda há tempo de votar! É só ir até a página do concurso.

24 maio 2016

INOVAÇÃO: Casa do Futuro do IEEE

O IEEE - Institute of Electrical and Electronics Engineers - é uma associação profissional que busca disseminar conhecimentos tecnológicos.

O Instituto apresenta o IoT Home of the Future, uma casa online interativa que mostra todos os pontos de contato da Internet das Coisas em tecnologias que não estão muito longe de sua disseminação geral.

O site é todo em inglês, então segue a tradução do que se pode encontrar nessa casa (vale a pena olhar o site, que trás mais informações técnicas sobre as tecnologias aplicadas na casa).

SALA
TV aprimorada - Tecnologias de realidade aumentada e realidade virtual vão aumentar as possibilidades de entretenimento de filmes e programas de tv. Recomendações e experiências personalizadas serão possíveis usando comandos de voz e identificação de impressão digital.

Vídeo game sem controle - Tecnologias de realidade aumentada e realidade virtual vão assumir completamente o jogo. Sua experiência de jogo pessoal vai usar a identificação de impressão digital e ser personalizada com base em quem está jogando. 

Sofá personalizado - Usando tecnologia de identificação de impressão digital e Bluetooth, você será capaz de criar o assento perfeito para seu corpo. Temperatura, firmeza e ângulo serão automaticamente ajustados com base nas suas especificações.

Som customizável - Sistemas de som serão completamente ajustáveis por Bluetooth. Sistemas serão sincronizados para tocar músicas diferente em quartos diferentes, dependendo da pessoa na sala e saber o quais volumes manter dependendo dos tipos de canções e cenas do filme.

COZINHA
Cafeteira auto-estocável - Você vai ter o seu próprio barista  criar sua bebida favorita com um toque no seu smartphone. A máquina também será capaz de fazer espuma de leite, moer grãos, reordenar abastecimentos e criar a bebida em perfeita temperatura.

Geladeira controladora de estoque - Usando tecnologias de imagem e sensores, as funções de uma geladeira smart pode incluir controle de estoque e medidores de temperatura para a segurança, criar receita usando os itens disponíveis, e gestão da saúde usando identificação de impressão digital para controlar o consumo de alimentos.

Torneira que economiza água - Usando sensores e Bluetooth, uma torneira inteligente irá ajustar temperatura para tarefas específicas, economizar água, controlando o uso, ligar e desligar usando comandos de voz, e reciclagem de águas residuais a ser recirculada para outros usos em sua casa.

Fogão cozinheiro - Ao se conectar automaticamente com o seu refrigerador inteligente, o fogão e forno vai saber qual receita que você escolheu para jantar e pode definir-se com um simples toque de um botão. Com monitoramento de temperatura com base na receita, fazer o jantar será só jogar na panela e esquecer da tarefa.

QUARTO
Cama que acompanha sua saúde - Sua cama vai saber como dar-lhe a melhor e mais saudável noite de sono usando sensores que monitoram o movimento e temperatura para toda a família. Através da integração com o termostato, pode ajustar a temperatura para a qualidade do sono ideal e ajustar automaticamente a firmeza do colchão através de Bluetooth.

Luzes auto ajustáveis - Todas as luzes em sua casa terá temporizadores que aumentam ou abaixam a luminosidade, dependendo da hora do dia. Você vai controlar a iluminação ambiente no quarto através de seu telefone ou voz, e a iluminação vai ajudar você acorda suavemente de manhã.

Ferro de passar automático - Uma máquina de prensagem tipo um ferro de passar inteligente pode pegar sua roupa amassada durante a noite e automaticamente passar a vapor logo antes de você acordar. Usando Bluetooth para se conectar com o seu despertador ou telefone, você vai estar bem alinhado sem tirar um ferro.

18 maio 2016

EMPREEDEDORISMO: Doenças que abrem empresas!

Ao passar por um problema de saúde, a maioria das pessoas só consegue pensar em como se curar.
Mas não todas.

Hoje vamos apresentar um grupo de empreendedores que, ao passarem por momentos muito difíceis em suas vidas, viram a oportunidade para abrir um negócio que facilitasse a vida de outros na mesma situação.

VANILLA BLUSH

Por volta dos 20 anos, Nicola Dame teve que passar por um procedimento que retirou parte de seu intestino e a deixou para sempre dependente de uma bolsa de colostomia.
Logo ela descobriu um problema inesperado em sua condição: não encontrava calcinhas que ficassem confortáveis e bonitas com a bolsa.
Em vez de se render, ela resolveu por as mãos na massa. Em 2008, ela e o marido pegaram um empréstimo de R$55mil e começaram a costurar calcinhas na cozinha do apartamento deles.
Hoje, a marca vale R$5 milhões, exporta para toda a Europa e conta com linhas de underwear femininas, masculinas, e roupas de banho.
Também oferece soluções não só para quem usa bolsa de colostomia, mas também para hérnia.
(produtos Vanilla Blush são confortáveis e lindos!)

KeepTree

O americano Joe Loew teve uma reação violenta a um antibiótico e ficou na beira entre a vida e a morte por umas semanas. Durante esse tempo, o que mais assustava Joe era que seus filhos (de 5 e 8 anos) iriam crescer sem saber que ele era.

Para driblar a situação, ele começou a gravar vídeos que sua esposa iria dar as crianças em momentos programados ao longo de sua vida.

Joe acabou se recuperando, mas ficou com essa ideia na cabeça e por isso criou a KeepTree, em 2011.
A empresa disponibiliza uma plataforma para colocar vídeos que serão vistos post-mortem por entes querido, mas não ficou somente nisso. Atualmente, também pode-se utilizar a plataforma para mandar vídeos durante viagens de trabalho longas, e momentos de separação.






Not Another Bunch of Flowers
Anikka Burton teve câncer de mama, e passou por todo o processo sofrido do tratamento por meses.

Ao chegar em casa do hospital, encontrou centenas de flores mortas - enviadas por amigos e familiares, mas que não puderam ser levadas ao hospital pelo risco de infecção que ela tinha.

Anikka quis resolver dois problemas com uma ação só: ajudar os entes do enfermo que querem mostrar seu carinho e sua preocupação e ajudar o enfermo que passa por uma situação difícil.

Então ela criou a empresa Not Another Bunch of Flowers que oferece presentes carinhosos e úteis para quem passa por tratamentos de longo prazo. Seu site tem mais de 530 opções de presentes, e também tem uma assinatura de presentes por todo o curso do tratamento.

(um kit de necessaire completa e hobby para hospital)

13 maio 2016

TENDÊNCIAS: Faith Popcorn apresenta seu futurismo!


Faith Popcorn é uma consultora de futurismo, e ficou famosa por prever o aumento da demanda por home delivery - em 1981!

A empresa chamou esse fenômeno de "cocooning", isto é, de ficar em seu casulo. Essa trend explica diversos booms de mercado dos últimos anos, desde a possibilidade de qualquer coisa ser entregue em casa até a preferência ao Netflix em vez de ir ao cinema.

A consultora agora lança sua mais nova lista de tendências chamadas de 17 TENDÊNCIAS QUE REVELAM O FUTURO.



FUTURE TENSE: Os consumidores, cheios de ansiedade por caos simultâneo na esfera social,
econômica, política e ética, se encontram além de suas habilidades de lidar com tudo isso junto hoje, imagine no futuro.






VINGANÇA DO PRAZER: Os consumidores estão fazendo um bacanal secreto. Maseles não aguentam mais e querem liberar isso.







PEQUENAS INDULGÊNCIAS: consumidores estressados querem luxos acessíveis e buscam formas de recompensar a si mesmos.





SALVAR NOSSA SOCIEDADE: O país (EUA) redescobre uma consciência social de
ética, paixão e compaixão







DERRUBADA DE ÍCONES: Um novo terremoto social na America e no mundo transforma os pilares da sociedade, que são questionados e rejeitados.

CONSUMIDORES VIGILANTES: Os consumidores manipulam os comerciantes e o mercado através de pressão por protesto e política.

99 VIDAS: Um ritmo muito rápido, muito pouco tempo, causa uma esquizofrenia social e nos força a assumir vários papeis.

ANCORAGEM: Uma busca pelas nossas raizes espirituais, pegando o que era seguro no passado para estar pronto para o futuro.




ATMOSFERA DE MEDO: Ar poluído, água contaminada e comidas infectadas geram uma onda de dúvida e incerteza nos consumidores.









ESTAR VIVO: A consciência de que uma boa saúde estende a longevidade e leva a um novo modo de vida.




ENCASULAR-SE: A necessidade de proteger-se das duras realidades, imprevisíveis do mundo exterior.










AGRUPAMENTO: Pertencer a um grupo que representa os sentimentos comuns, causas ou ideais; validando o próprio sistema de crenças.

RETIRADA: Homens e mulheres trabalhadores questionando sua satisfação com a vida/carreira e seus objetivo escolhem levar uma vida mais simples.

ENVELHECIMENTO NEGATIVO: Nostálgicos de suas infâncias despreocupadas, os baby boomers encontram conforto em atividades familiares e produtos da sua juventude.

ECONOMIA DO EGO: Para compensar uma sociedade anônima, os consumidores anseiam reconhecimento de sua individualidade.

EVOLUÇÃO DELAS: A maneira como as mulheres pensam e se comportam está impactando os negócios, causando um deslocamento de mercado de um modelo hierárquico para um relacional.



AVENTURAS FANTÁSTICAS: A era moderna gera uma ânsia por estradas ainda não percorridas.











27 abril 2016

STARTUPS: Vendendo histórias, e não tecnologia

A Mashable está fazendo uma série de artigos sobre negócios e empreendedorismo, e apresentou uma lista com 8 passos para o momento de apresentar sua startup ao público (investidores e clientes).

Apresentar sua ideia para possíveis investidores é uma tarefa complicada e estressante não importa a situação, mas no ramo da tecnologia pode ter uma dificuldade a mais: como explicar uma tecnologia desconhecida a pessoas sem conhecimento da área?

Às vezes, a tecnologia não é de claro entendimento como uma rede social, nem de óbvio benefício como fontes de energia renováveis, e às vezes a ideia não apresenta um fator de deslumbramento ao ouvinte. Isso tudo não significa que ela não seja importante em sua área e que não tenha potencial de dar muito certo.

Para resolver o dilema sobre como apresentar uma ideia complexa a investidores, seguem os 8 passos:

1. Conte uma história da sua indústria que seja fácil de entender
Mostre como esse problema que sua ideia se dispõem a resolver afeta a vida de pessoas.

2. Estabeleça sua posição como um especialista no setor que entende os problemas cotidianos
Apresenta dados para respaldar suas opiniões, e mostre como esses dados implicam em situações para o público.

3. Relacione a situação com o universo do ouvinte
Use a criatividade na construção de analogias que os investidores possam se conectar.

4. Dê o espaço aos ouvintes para pensar sobre como isso pode afetá-los e interaja com o grupo
É um bom momento para responder perguntas do público.

5. Identifique o ponto em que o público parece mais interessado. 
Quais são suas dificuldades? Quais são seus medos? Quais são suas expectativas?

6. Tente criar desejo e ajude o público a se ver usando seu produto.
Um bom jeito de atingir isso é fazer perguntas que faça os ouvintes admitirem suas necessidades e os resultados que desejam.

7. Faça seu público dizer seu próximo passo.
Esta é uma técnica para ajudar a minimizar o tempo você vai gasta perseguindo leads. Ele também irá lhe dar um modo de verificar a realidade de onde você está no processo de vendas.

8. Estabeleça quem são os tomadores de decisão.
Quem mais precisamos envolver nessa ideia para mover o projeto para a frente?


Este modelo serve para qualquer apresentação para investidores, mas é particularmente eficiente para quando se tem que apresentar uma ideia complexa. Ao apresentar uma situação fácil de se relacionar, se permite que investidores entendam o potencial da ideia sem entrar na discussão técnica. No lugar, o foco fica na entrega de um valor - e isso começa ao se contar uma história.

Fonte: Mashable

19 abril 2016

PUBLICIDADE: Concurso Unilever + Banco de Alimentos

A sociedade ganha muito quando empresas consegue unir sua necessidade de publicidade com a possibilidade de ajudar a quem precisa. 

Nessa pegada, a Unilever se une a ONG Banco de Alimentos e lança o concurso Melhores Quilos do Brasil.

A ideia é simples: quem concorre são os restaurantes a quilo do Brasil, e quem vota é você (ou qualquer um que quiser). 

E se a ideia de homenagear os restaurantes do dia-a-dia favoritos do público não fosse legal o suficiente, a cada voto dado 100 gramas de alimento serão doados a famílias necessitadas!



Toda a parceria é muito legal: divulga os restaurantes, faz a publicidade da Unilever e ainda ajuda a ONG Banco de Alimentos! É muita instituição que sai ganhando!

E essa não é a primeira vez que essa ação ocorre, em 2015 ajudou muita gente.

06 abril 2016

TENDÊNCIA: Para onde vai o futuro da aviação?

Viajar de avião é uma experiência que inspira sentimentos conflitantes na maioria das pessoas.

Por um lado, a maravilha de se fazer uma viagem por um décimo do tempo que levaria por terra, o frio na barriga, e até o glamour associado com esse modo de transporte.
Mas também têm banheiro sujos, pouco espaço, impossibilidade de mover as pernas e comida de qualidade duvidosa.

Uma coisa é clara a todos, as empresas aéreas estão sempre em busca de inovação para economizar dinheiro, e tentar deixar a viagem mais confortável.
Só que às vezes esses dois objetivos são conflitantes.

Abaixo seguem algumas previsões para o futuro da aviação que vão de encontro esses dois objetivos:


1) Preços de passagens dependentes de seu tamanho
Parece absurdo, mas está mais perto de acontecer do que você imagina. A Airbus já aprovou uma patente para um banco regulável, que pode aceitar 3 ou 4 passageiros dependendo da necessidade de espaço deles. Esse banco não é reclinável, e na forma para 4 passageiros não apresenta descanso para braços. A revista Time descreveu o banco como "um pesadelo" e que ele pode "ser usado como técnica de tortura no futuro". Caso esse banco seja aplicado nas aeronaves da Airbus, é bem provável que em pouco tempo as empresas aéreas cobrem pela passagem de acordo com o tamanho de banco que o cliente quiser usar.


2) Banheiros auto-limpantes
Foi a Boeing que apresentou ao mundo seu protótipo de banheiros auto-limpantes, mas todas as grandes empresas fabricantes de aeronaves já se adaptaram a essa ideia. A tecnologia funciona com luzes UV, capazes de matar até 99,9% dos germes, iluminando todas as superfícies que podem ser contaminadas dentro do lavatório. Claro que essa técnica não deixa obsoleto a limpeza manual com água e sabão, mas oferece um alivio em vôos muito longos onde os banheiros podem ser usados por até 24h por centenas de pessoas antes que a empresa aérea tenha possibilidade de limpá-los. Agora a Boeing está trabalhando em protótipos de maçanetas de porta que não precisam ser tocadas com as mãos, e um chão auto-aspirante.



3) Bancos ajustáveis em posição
A Rebel.Aero apresentou seu design para um banco de avião que se ajusta para uma posição semi-levantada. O público pode se perguntar "mas quem gostaria de passa a viagem toda de pé?", só que esse não é o objetivo do novo banco. O banco ajustável busca dar mais opções de modos de se alongar durante viagens longas. É uma mudança que gera conforto ao passageiro sem implicar em aumentar o espaço para cada poltrona, e consequentemente diminuir a renda das operadoras aéreas. Por tanto, é uma pequena revolução que podemos esperar em médio prazo para aparecer no dia a dia aéreo.









4) (um pouco) Mais privacidade
Nem todas as mudanças são revolucionárias, algumas só adicionam uma pequena facilidade no cotidiano de viajantes, mas a criação de um encosto para bancos que pode ser ajustado para maior privacidade. O protótipo foi criado por alunos da  Universidade de TU Delft na Holanda, e espera-se que encontre seu caminho para os vôos comerciais do mundo todo em tempo recorde.







5) Cabines mais aconchegantes
A eterna busca por inovações de design que deixem as pessoas mais calmas e acomodadas chegou em aplicação de madeira em pisos e divisórias internas das aeronaves. Além disso, a iluminação é outra característica que deve mudar em um futuro próximo: a Apex desenvolveu luzes que, além de ditar o clima interno da cabine, podem ser usada para a projeção de imagens no teto do avião.






6) Mudança total da parte interna da aeronave
A transformação que muitos querem ver, mas que as companhias aéreas vão insistir em não oferecer. Uma mudança tão radical como a proposta pela Zodiac é bem improvável de acontecer. Isso porque, embora a total reestruturação de acomodações dentro da aeronave parece ser um sonho para os passageiros, isso implicaria em um número menor de viajantes por vôo - algo que invariavelmente aumentaria o preço das passagens. Mesmo assim, é interessante imaginar como seria viajar em um avião com as poltronas dispostas de acordo com a vontade do passageiro - em meio círculos de 3 ou 4, ou até sozinho e afastado dos outros.



Fontes: The Economist, Mashable

30 março 2016

TENDÊNCIA: Tendências criativas no Shutterstock

O Shutterstock lançou um infográfico interativo com tendências criativas identificadas a partir dos downloads feitos no site.

A maior tendência global é a FLAT LAY, isso significa apresentar objetos em uma superfície plana com bastante contraste, minimalista e direta. Em seguida tem o BOHO, estilo vintage que utiliza muito florais suaves, estampas minuciosas e uma paleta de cores neutras. Também tem a GEOMETRIA SAGRADA, formas geométricas normalmente utilizadas em questões religiosas. E por fim, os METÁLICOS com todas suas nuances, do vintage ao indústria, do glamoroso ao futurístico.

No Brasil, uma tendência que destoa do resto do mundo é a tendência de FOLHAGENS, com muitas folhas verdes do verão e amarronzadas do outono.

As tendências culturais brincam com os opostos: de um lado, um mundo cada vez mais conectado, mais tecnológico, mais corrido, onde tudo está na palma de sua mão; e do outro lado, a busca pelas raízes na natureza, numa vida mais desapegada e calma.

Nas tendência sociais, isto é, imagens usadas principalmente em redes sociais, essa dualidade entre CONTECTADO e DESCONTECTADO se encontram. O que a maioria das pessoas quer ver em seus smartphones são imagens das CORES DA NATUREZA e da ESCALA HUMANA na natureza.

Infographic: Shutterstock’s 2016 Creative Trends

shutterstock-2016-creative-trends-infographic

O infográfico interativo completo pode ser encontrado em seu hotsite.

Fonte: Shutterstock

22 março 2016

INOVAÇÃO: Grandes empresas aderem a embalagens de cogumelos!

As embalagem feita de cogumelos não é uma tecnologia tão recente assim, já faz mais de 5 anos está sendo difundida e diversas empresas já se especializaram nisso.

Mas agora, parece que gigantes transnacionais resolveram aderir a essa mudança!

(exemplo de embalagem feita de cogumelos)
Este ano, a IKEA informou que está pesquisando as novas embalagens feitas de fungos para adaptar sua linha logística a esse novo material. Embora a empresa ainda não tenha dado informações a respeito sobre quando irá começar a usar o material em suas operações diárias, os ecologistas já ficaram bastante animados com a ideia.

Outra empresa que também está em fase de implantação das embalagens de cogumelos é a Dell. Ela já usa o produto da empresa Ecovative para embalar seus grandes servidores.

(o produto também pode ser usado na forração de edifícios e casas)
O material é feito a base de micélio, que funciona como a raiz de cogumelos. O micélio cresce dentro de moldes especiais em formato de embalagens (ou do que se quiser) digerindo resíduos agrícolas, como casca de arroz.

A baixo segue o TED Talk do Eben Bayer, CEO da Ecovative, empresa pioneira da tecnologia:



Fontes: Planeta Sustentável, Telegraph



14 março 2016

INOVAÇÃO: Access Earth, mapas de acessibilidade!

A startup Access Earth nasceu com o propósito de facilitar a vida de pessoas com dificuldade de locomoção.
Seu criador, Matt McCann, conhece bem esse problema, pois utilizar uma cadeira de rodas.

Um dia ele cansou de chegar em lugares que se diziam ser acessíveis para descobrir escadas, portas muito estreitas, e diversos outros problemas que o impediam de se locomover.

Assim ele criou a Access Earth, uma plataforma online e app para pessoas com deficiência mapearem lugares realmente acessíveis em suas cidades.

(mapa mundial do Access Earth)
O time que criou a plataforma diz que o objetivo é "empoderar pessoas a embarcar em aventuras para novos lugares sem precisar se preocupar que seu destino não é facilmente acessível"

O site está em teste beta ainda, mas já oferece um mapa mundial mostrando lugares já analisados - e se eles preenchem os critérios de acessibilidade, como sem escadas, com elevador, ou banheiros adaptados.

Por enquanto, a cidade mais mapeada é Dublim, pois é onde o time criador da plataforma está situado. Mas já existem planos de ampliar a participação do aplicativo nos Estados Unidos.

Além disso, a Access Earth está implantando um programa de embaixadores. Esses embaixadores irão ajudar a difundir a plataforma em seus locais.




Fontes: Mashable, Access Earth, Access Earth Twitter

01 março 2016

ENTRETENIMENTO: Ache Wally...em 360º!

Lembra de procurar o Wally nos livros infantis?
A brincadeira ganhou um upgrade!

Wally (ou Waldo, como é conhecido nos EUA) agora está escondido em um vídeo com tecnologia de 360º.

O vídeo foi filmado com 5 GoPros e costurado com o software da Kolor e a experiência é incrível.

Além de um Wally escondido, o filme traz diversos personagens da cultura geek e de memes (como o Travolta Confuso).

Dá uma olhada abaixo e nos diga se encontrar Wally



E se você ficou curioso sobre como essa brincadeira foi feita, existe também o vídeo explicando o making off:



18 fevereiro 2016

INOVAÇÃO: Prancha para surfar sem onda

Surf é um esporte lindo, divertido, saudável e que milhões de pessoas amam no mundo inteiro. Mas todos sabem que não é um esporte fácil de praticar. Além de demandar bastante treino e dedicação, é preciso um local adequado - mar com boas ondas - que nem sempre é disponível para os amantes desta modalidade.



A empresa ONEAN está tentando facilitar a vida dos surfistas de plantão.
Agora não é necessário mar com boas ondas, qualquer corpo de água já serve para se divertir com a prancha elétrica Eletric Jet Board.

(agora não importa se a praia está sem onda)
As pranchas tem um motor elétrico brushless de 4.400 Watts completamente silencioso, e sua velocidade máxima ainda está em fase de testes. A aceleração da prancha é controlada por um controle remoto externo.

A bateria dura por volta de meia hora em velocidade máxima, e leva 2h para recarregar. Pode-se também comprar baterias extras para trocar sem ter que parar a diversão.

(surfando em rio)
A empresa lançou dois modelos da prancha, a Carver e a Manta. A Carver é mais ovalada com a ponta afunilada. Já a Mantra é mais pesada e mais quadrada, e por tanto mais estável e lenta.

(A Carver e a Mantra vistas de cima)
O preço delas varia em torno dos US$ 4mil, e não existe perspectiva de vendas no Brasil ainda.

Abaixo segue um vídeo da empresa mostrando tudo o que essas pranchas são capazes:



Fontes: Hypeness, Digital Trends , e Onean

20 janeiro 2016

INOVAÇÃO: D-vine, o decanter expresso

Chegou mais novidade da CES 2016!

Agora foi a ver da 10-vins, uma startup francesa, apresentar a D-Vine. A D-Vine segue a ideia de bebidas em capsula, mas é especial para vinhos!

A máquina prepara o vinho como se ele tivesse ficado em um decanter por 3h, em menos de 1 minuto.



A D-Vine já conta com aproximadamente 30 rótulos de vinhos franceses, incluindo alguns famoso de Borgonha e de Bordeaux.

Um código no frasco do vinho diz para a máquina como esse vinho deve ser servido - tempo de decantação e temperatura. Mas também pode ser usado em um app específico da D-Vine que dá informações completas do vinho para o usuário.



A empresa afirma que as primeiras 300 D-Vines já foram vendidas na França e que eles estão na CES para apresentar seu produto ao mercado norte-americano, onde pretendem entrar ainda esse ano.

A D-vine custa atualmente €499 (U$544), e cada frasco de vinho tem um preço que varia entre €2 e €16.
Não existe previsão para a chegada da máquina no mercado brasileiro ainda.

12 janeiro 2016

GESTÃO: O quanto custa uma reunião?

Reuniões são uma realidade complexa do mundo do negócios.
Algumas são essenciais, outras completamente supérfluas.
Algumas são extremamente produtivas, outras um completo desperdício de tempo.

Mas reuniões não custam somente tempo e energia, elas também custam dinheiro.

Entre o preço do cafezinho e o valor da hora gasto por cada um dos participantes, reuniões podem sair muito caras.

A consultoria Bain & Company estima que uma reunião semanal entre gerentes médios de uma empresa de grande porte possa chegar a custar US$15 mil por ano.

Por isso a Harvard Business Review lançou a Calculadora de Reunião, que afirma o quanto de dinheiro custa sua reunião.

(página inicial da calculadora)
A Calculadora pede as variáveis da reunião - quanto tempo dura, quantas pessoas irão participar, e qual o salário dessas pessoas -  e oferece o valor gasto para essa reunião acontecer.

Claro que a calculadora está configurada para o mercado dos EUA, com opções de salários anuais em dólar e percepção de valor norte-americana, assim não pode-se levar o valor final da calculadora como uma verdade absoluta.

Entretanto, ela dá uma perspectiva interessante na hora de se pensar "Essa reunião é realmente importante?"

Entre no site e analise suas próprias reuniões!

(resultado de uma simulação na calculadora)

Fonte: HBR

06 janeiro 2016

INOVAÇÃO: CES 2016

Essa semana começou a CES 2016 - Consumer Electronics Show. A CES é uma feira de tecnologia, não aberta ao público, onde grandes marcas se encontram para apresentar seus mais novos lançamentos.

 Ela acontece todo janeiro em Las Vegas e abaixo estão algumas das coisas mais interessantes apresentadas na feira até o momento:



Chevrolet Bolt - A Chevrolet finalmente apresenta ao público seu primeiro carro elétrico para as massas. Com um preço bastante inferior as opções de carros 100% elétricos existentes no mercado, o Bolt deve abrir a opção de abandonar a gasolina para um público maior. O carro também vem com vários gadgets únicos, como um painel customizável e a imagem de 360º por câmeras externas. O carro deve chegar ao mercado americano no final de 2016.






Hydrao Smart Shower - Esse chuveiro smart planeja ser a solução para desperdício de água no banho. O disposito do chuveiro se conecta a um tablet onde o usuário pode definir quanto de água deseja usar no banho - 5 litros, 10 litros. E luzes de LED avisam ao banhista quanto da meta já foi usado durante o banho. Uma pequena turbina no chuveiro utiliza a água do banho para gerar energia para sua própria alimentação.



Smart Watches - a quantidade de dispositivos para serem vestidos aumenta, com diversas marcas lançando seus smart watches com tecnologia Android. A Casio apresentou seu WSD-F10 Smart Outdoor Watch (US$500) que é a prova de água, aguenta pressão de até 50 metros, tem sensor de pressão, compasso, acelerômetro, além de diversos apps para atividades físicas. A New Balance e a Huawei também anunciaram seus lançamentos nesta linha.



CleverPet Hub - um video game para cães! É um console que mantém o cão entretido com uma mistura de sons, luzes e botões que ele pode apertar para ganhar biscoitos. O console tem um design durável e foi desenvolvido com investimento provindo de uma campanha do Kickstarter que começou em 2014. O CleverPet já entra em venda no mercado americano esse semestre por US$299.




First Response Pregnancy Pro stick - O primeiro teste de gravidez caseiro digital planeja facilitar o processo de engravidar para mulheres que estão tentando ter filhos. O resultado do teste chega diretamente no celular da usuária, e até mesmo fica passando videos divertidos enquanto ela espera os minutos necessários para o resultado. Além disso, o app do teste pode ser usado para acompanhar o ciclo fértil da mulher antes que ela engravide. Depois de confirmada a gravidez, o aplicativo oferece dicas de pré natal, calendário para marcar médicos e artigos sobre gravidez.



TV 3D Sem Óculos - a StreamTV Networks apresentou sua tentativa de uma TV 3D que não necessita a utilização de óculos. A tecnologia usada se chama Ultra-D e a empresa anunciou que já começou a produção para venda de telas com esta tecnologia. Na CES, foram exibidos um monitor 4K para computador e uma TV UHD de 65 polegadas.


Samsung's Family Hub Refrigerator - a era da internet das coisas já chegou, e a nova geladeira da Samsung traz tecnologia por dentro e por fora. A geladeira vem com uma câmera interna que tira fotos cada vez que se abre e fecha sua porte, essas fotos ficam armazenadas em uma conta na nuvem da Samsung e podem ser acessadas quando se está no supermercado e o usuário precisa saber se ainda tem leite na geladeira. Além disso, já vem instalada a Alexa, assistente virtual da Amazon e aplicativos para se fazer compra online direto da geladeira.




BMW HUD Helmet - Finalmente, as motocicletas recebem um pouco da tecnologia já disponível para carros. A BMW apresenta um dispositivo para ser adaptado nas motos e nos capacetes que funciona como um "Google Glass para motociclistas". O capacete vai apresentar diversas informações ao usuário, como condição dos pneus, níveis de óleo e combustível, velocidade, marcha, limite de velocidade da vida, sinais de transito e até informações atualizadas de acidentes e perigos na via. O capacete oficial da marca também vem com câmeras dianteira e traseira que podem gravar a viagem e até funcionar como um espelho traseiro digital. O motorista controla o que vê no capacete com um controlador adaptado ao controle esquerdo da mão da moto.




Diversos outros aplicativos, gadgets e produtos foram apresentados na CES e ainda serão apresentados esse ano. Estamos ansiosos para ver esses produtos chegarem ao mercado brasileiro. 

Fontes: Mashable (Link1, Link2, Link3, Link4, Link5, Link6, Link7)

INEX
| PORTO ALEGRE | SÃO PAULO | BRASIL
www.inexestrategia.com.br