11 fevereiro 2009

MARCA - Marketing para vencer tempos de crise.

Fonte: Zero Hora

Manter investimento em comunicação pode ser uma boa estratégia.


Quando as vendas começam a cair e o faturamento dá os primeiros sinais de retração boa parte dos gestores e muitos empresários têm como hábito cortar investimentos em marketing e comunicação. Um mal que acomete pequenos, médias e grandes empresas com razoável frequência.

Mal planejado, esse corte de verba é um tiro que pode sair pela culatra e trazer como resultado uma queda ainda maior nas vendas. Deixar de aparecer enquanto seus concorrentes se destacam e estão cada vez mais ativos, pois é justamente nesse momento que a empresa pode ganhar novos clientes. É claro que, em períodos de retração e caixa apertado, o bom planejamento é ainda mais necessário.

Em um mercado onde pequenos e médios competem com grandes e multinacionais, sobretudo no varejo, é arriscado abandonar a arma dos descontos para render os clientes e quebrar a resistência ao consumo.

Montar uma campanha adequada, oferecer os produtos certos e usar os recursos mais adequados é a base desse plano. No quadro, veja como conseguir esse resultado por meio de algumas dicas e ações que podem ser adotadas por diferentes segmentos e atividades, em dicas elaboradas pelo consultor em gestão empresarial Gilberto Porto.

Quatro passos para vender mais

1) REATIVAÇÃO DE CLIENTES
Lembra daquela pessoa que comprou em sua loja e nunca mais voltou? A crise pode ser uma boa oportunidade para conquistá-la novamente. Para isso, identifique qual foi o motivo que a fez não voltar a comprar, resolva o problema e desenvolva uma oferta mostrando que você gostaria do retorno dela. Mas cuidado: se o motivo da insatisfação continuar, a imagem de sua empresa ficará ainda pior para esse cliente.


2) CAMPANHAS DE INCENTIVO
É neste momento de queda nas vendas que conseguimos diferenciar o bom funcionário de quem só consegue vender em momentos de grande demanda. Planeje campanhas de incentivos para premiar o vendedor que conseguiu o maior número de novos clientes durante a semana, o que recuperou o maior número de clientes antigos ou o que tem o maior índice de satisfação. O importante é mostrar que somente o volume de vendas não é suficiente para permanecer no mercado.


3) FAÇA PROMOÇÕES
Uma boa forma de chamar a atenção dos atuais e novos consumidores é realizando promoções. Cuidado com as campanhas que envolvem apenas o desconto. Aposte em ações que busquem conquistar clientes que nunca compraram em sua empresa ou fidelizar os que já são consumidores.


4) INVISTA EM NOVOS PRODUTOS
Será que não seria o momento de oferecer novos produtos para os atuais clientes? Pesquise quais necessidades a sua empresa não atende, busque novos fornecedores e comece a diversificar a sua atuação. Como resultado, você poderá desenvolver uma nova unidade de negócio para o seu empreendimento.

11/02/2009

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