05 maio 2011

Rapp Brasil e ESPM lançam Índice Nacional de Satisfação do Consumidor




A ESPM e a Rapp Brasil lançaram nesta quarta-feira o Índice Nacional de Satisfação do Consumidor (INSC). O índice é um indicador nacional, macroeconômico e conta com o embasamento acadêmico e analítico da ESPM e o suporte tecnológico da Rapp Brasil.


O objetivo deste monitoramento, pioneiro no Brasil, é analisar e mensurar a satisfação do consumidor por meio de comentários, depoimentos espontâneos e conteúdos apresentados na web em relação a marcas, produtos, serviços, e ações das empresas brasileiras.

Desta forma, as conclusões poderão ser utilizadas para avaliar o mercado sob a ótica dos consumidores, responsáveis pela grande influência na demanda de produtos e serviços. Além disso, contribuirá para prever e analisar as transformações de seu comportamento de consumo.

Os setores analisados foram escolhidos a partir dos quatro maiores em faturamento nas seguintes áreas: varejo (lojas de departamento e supermercados), financeiros (bancos), informação (telecom), bens de consumo sendo duráveis como auto indústria e não duráveis como bebidas e personal care.

O Índice Nacional de Satisfação do Consumidor será divulgado mensalmente e representará uma importante ferramenta de inteligência competitiva para as empresas, frente aos concorrentes e em toda cadeia de valor criada e entregue para seus consumidores.
 
O primeiro índice é relativo ao mês de abril de 2011. Ao todo 28 empresas (as quatro de maior faturamento por setor) estão sendo analisadas nos setores Varejo, Financeiro (bancos), Informação (Telecom) e Bens de Consumo. O primeiro resultado indica um índice nacional de 62,3% de satisfação, sendo que os setores de Varejo e Bens de Consumo obtiveram a performance mais positiva, com índices de 78,8% e 73,8%, respectivamente. Ficaram abaixo da média os setores Financeiro (51%) e Informações (45,6%).
 
Fonte: AdNews, Ig


Quer nos seguir no Twitter?
Ou prefere Facebook?

Nenhum comentário:

Postar um comentário


INEX
| PORTO ALEGRE | SÃO PAULO | BRASIL
www.inexestrategia.com.br