Chipotle é um fast food norte-americano com temática mexicana, e que ano passado cresceu 28%. Nada mal, considerando que o McDonald's, um de seus principais concorrentes, cresceu 2%.
O que chama atenção é que o Chipotle não segue um modelo de negócio tradicional no ramo dos Fast Foods.
Ele não é rápido, o tempo de espera médico é de 15 minutos.
Ele não é barato, custa em média 15% a mais que a concorrência.
Ele não é tradicional, só oferece comida mexicana.
Ele não oferece nenhum tipo de sobremesa, e a maioria das lojas não têm menu especializado para crianças.
(no bowl, tu escolhe a carne e depois define os acompanhamentos - arroz, feijão, queijo, molhos) |
Então como pode ser que ele cresce mais do que qualquer outro fast food nos EUA?
O Chipotle aposta numa proposta diferente
- os ingredientes são frescos e preparados na hora
- não se trabalha com nenhum alimento processado
- os ingredientes são realmente preparados (lavados, temperados, cozidos) na cozinha de cada restaurante
- só serve alimentos não transgênicos
- busca só ter fornecedores de pequenas fazendas e produtores locais
- a carne de gado e de porco vêm de animais criados não enclausurados.
(a comida é prepara na cozinha e o cliente monta seu lanche no balcão com o que tem disponível) |
Isso tudo transforma o atendimento mais lento e o preço mais alto, mas não assusta os clientes.
Ao contrário, o Chipotle tem uma legião de fãs dedicados da marca.
Em janeiro, um de seus fornecedores de carne de porco foi flagrado maltratando animais. O Chipotle terminou a relação com o fornecedor imediatamente e cerca de 30% de seus restaurantes ficaram sem o item mais pedido do cardápio, as carnitas. Mas o que no geral deixaria os consumidores frustados, só serviu para reforçar o posicionamento da marca e gerou uma quantidade enorme de mídia espontânea positiva, os clientes apoiaram a decisão da empresa.
Uma das maiores provas de dedicação à empresa veio do americano Andrew Hawryluk. Ele tem 23 anos, é animador gráfico e come Chipotle todos os dias a mais um ano - e sem ganhar peso. Ele começou com uma aposta de comer no restaurante todos os dias por 40 dias, mas depois que o prazo acabou ele resolveu continuar e postar seu dia a dia num blog - Chipotlife. Ele diz ainda amar a comida e não estar enjoado.
(Andrew na frente de seu restaurante favorito) |
Fontes: Chipotle, Business Insider, Exame
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