10 outubro 2007

MARKETING - Research International passa a mapear mercado jovem

Fonte: Meio&Mensagem
Por: Ruy Barata Neto
Empresa do Grupo WPP lançará pesquisas contínuas no Brasil com o público a partir do primeiro semestre de 2008
A Research International (RI), empresa de pesquisa do Grupo WPP, passará a fazer pesquisas contínuas no Brasil para mapear o mercado de consumo jovem. Trata-se da entrada da companhia na seara de pesquisas sindicalizadas, que são feitas continuamente e vendidas a clientes/assinantes - o posicionamento até então sempre foi o de trabalhar por encomenda. A primeira onda do estudo está prevista para ser finalizada até junho de 2008 e o escopo envolverá dois mil jovens de 12 a 19 anos, pertecentes das classes A, B, C e D, moradores em nove capitais e em algumas das principais cidades do interior de São Paulo.
A RI utilizará a experiência de pesquisa com o público jovem desenvolvida pela empresa norte-americana TRU, comprada em maio deste ano e comandada por Peter Zolla, especialista no público. Nos Estados Unidos a TRU já trabalha com quatro valores de comportamento, que são a busca por uma autenticidade na atitude, a sensação de autonomia e independência pelos aparelhos eletrônicos que dispõe, a tendência em consumir produtos eletrônicos com interfaces simples e a vontade de obter status social a partir de consumo de grifes que as celebridades usam.
Mas algumas adaptações precisarão ser feitas para entender melhor o jovem brasileiro. Em levantamento teste realizado em setembro, por telefone, com 200 jovens paulistas entre 16 e 19 anos das classes A,B e C, 48% apenas estudam enquanto que 38% além de estudar também trabalham. Do total 17,5% ganha mesada no valor médio de R$ 79. Já nos EUA, 54% dos 34 milhões de jovens entre 12 e 19 anos trabalham e 57% ganham mesadas. O gasto anual deles chega a US$ 179 milhões.
Segundo a diretora de atendimento da RI, Jeni Lima, a sensação que se tem é que estas linhas de valores dos jovens americanos podem apenas estar mais próximas dos jovens das classes altas no Brasil.
09/10/2007

Nenhum comentário:

Postar um comentário


INEX
| PORTO ALEGRE | SÃO PAULO | BRASIL
www.inexestrategia.com.br