O mercado imobiliário brasileiro deverá bater recorde em 2008. O valor de lançamentos residenciais no país poderá chegar a R$ 50 bilhões, conforme previsões da Cyrela, uma das maiores empresas do setor. O número é 40% superior a este ano.
É dinheiro suficiente para erguer uma cidade com 2 mil torres de edifícios de classe média ou despejar 600 mil apartamentos populares de uma vez só. Neste ano, 14 empresas do ramo residencial lançaram ações em bolsa. Depois de se capitalizarem, agora elas têm pressa para fazer esse dinheiro girar rápido e dar retorno ao investidor. As empresas de capital aberto prevêem vendas de, pelo menos, R$ 30 bilhões para 2008.
E existe demanda para tudo isso, segundo análises do mercado. Os financiamentos imobiliários representam 2% do Produto Interno Bruto no Brasil, contra 12% no México e 100% nos Estados Unidos. Com a queda dos juros e a disposição dos bancos em alongar os prazos, o brasileiro deve acompanhar o ritmo. Esse percentual pode ficar entre 10% a 15% em cinco anos, estimam as empresas.
13/11/2007
Nenhum comentário:
Postar um comentário