Empresário precisa inovar para sobreviver no mercado. Esse foi o recado repassado pelo diretor do Centro de Inovação e Criatividade da ESPM, Paulo Sérgio Quartiermeister, durante o painel sobre ‘Comunicação para a Sociedade’, apresentado nesta terça-feira (20) na 3ª Semana de Capacitação do Sebrae, em Brasília, informou a Agência Sebrae.
Segundo Paulo Sérgio, a tecnologia já virou uma commodity, pois está acessível a todos. Além disso, a diferenciação entre produtos e serviços é cada vez menor e dura menos tempo. Por outro lado, o consumidor está cada vez mais exigente. “Portanto, a necessidade de inovar já é uma conscientização coletiva. E para o proprietário de micro e pequena empresa não é diferente. Ele precisa vencer os obstáculos e desafios para inovar”, ressalta.
Paulo Sérgio conta que a falta de inovação custa mais caro a um negócio do que o investimento nesse processo. Segundo ele, os fatores-chave para inovar são: disciplina e conhecimento. Pela disciplina, o empresário saberá que a inovação é um processo. “O empreendedor deve fazer a gestão da inovação como um trabalho contínuo”, diz.
Esse trabalho deve começar e terminar com os consumidores. “No processo de inovação, o empresário deve estar atualizado com o que está acontecendo com os outros integrantes do seu ambiente de negócios. Precisa conhecer os consumidores, suas motivações de compra e prestar atenção nas necessidades não atendidas”, conta. “É nesse espaço que o empresário vai encontrar os caminhos para a inovação”, completa.
Idéias de inovação podem surgir dentro da empresa ou do lado de fora dela, com contribuições de clientes, familiares, fornecedores. A inovação também exige uma comunicação inovadora. “Os empresários devem entender o papel da comunicação, aproveitar a fragmentação da mídia e se comunicar”, diz Paulo Sérgio.
20/11/2007
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