27 novembro 2007

MARKETING - Sua empresa oferece Dominant Design?

Fonte:Amanhã

Foi-se o tempo em que bastava lançar um produto no mercado. A ordem agora é oferecer, junto com o produto, um serviço. Mais: um serviço que se revele imprescindível para o consumidor. É este casamento produto-serviço que prega o professor Jay Lee, da Universidade de Cincinnati (Estados Unidos). Lee discorreu sobre este conceito nesta segunda (26), em Porto Alegre, durante o Seminário Executivo Especial – Dominant Design para Inovação no Desenvolvimento de Novos Produtos e Serviços, realizado na sede da Fiergs. “Levar em conta o serviço agregado ao produto é garantia de sucesso da estratégia de inovação de uma empresa - independente do seu porte”, garante Lee, apontando empresas do porte de Apple, John Deere, General Motors e General Eletrics como algumas que já incorporaram esta visão. A John Deere, exemplificou Lee, desenvolveu um sistema integrado à colheitadeira pelo qual um GPS mapeia e analisa o terreno cultivado. Desta forma, o agricultor recebe informações a respeito do solo e pode saber quanto fertilizante terá de utilizar para manter a qualidade da terra. Assim, a John Deere conseguiu estreitar os laços com seu público – tudo por meio de um serviço. “Já não importa a manufatura, mas sim o valor agregado que os consumidores percebem no produto”, aponta Lee. Por conta desta transformação, encontrar necessidades ainda ocultas é essencial para implantar o conceito. “É preciso olhar para a frente para perceber as lacunas que estão latentes e ainda não são atendidas”, destaca Lee. O consultor prega também que as empresas deverão passar a ter um setor que pense os serviços agregados a seus produtos – e ali, bem junto a este setor, deve ficar o centro de P&D.
27/11/2007

Nenhum comentário:

Postar um comentário


INEX
| PORTO ALEGRE | SÃO PAULO | BRASIL
www.inexestrategia.com.br