O Ibope Inteligência apresentou nesta segunda-feira, 26, durante o 2º Marketing Round Up - evento promovido pela Câmara Americana de Comércio (AmCham) - uma pesquisa sobre os resultados atingidos pelas empresas neste ano e as perspectivas para o mercado de marketing em 2008.O estudo foi realizado com mais de 140 executivos de empresas associadas à AmCham em todo o país, entre 24 de outubro e 8 de novembro. Segundo a pesquisa, as empresas estão otimistas quanto ao futuro da economia brasileira, com exceção da carga tributária que apareceu como a grande preocupação dos executivos em 2008. 48% dos entrevistados afirmaram estar apreensivos com relação à desaceleração da economia nacional, enquanto 44% apontaram mudanças na legislação/regulamentação como a principal inquietação em relação ao macro-ambiente econômico do País.Quanto às perspectivas para o próximo ano, 90% dos entrevistados acreditam que a receita líquida de suas empresas deverá continuar crescendo em 2008 e 79% afirmam que o lucro também continuará ascendente. Sobre os investimentos, 75% dos executivos dizem que suas empresas continuarão aplicando dinheiro, sobretudo nas três principais estratégias de crescimento: exploração de novos mercados, desenvolvimento de produtos e serviços e novos canais de vendas. A pesquisa aponta que as ferramentas de marketing mais utilizadas em 2007 foram eventos (72%), meios de comunicação dirigida como e-mail marketing e mala direta (68%) e, assessoria de imprensa e relações públicas (46%). Por outro lado, as menos utilizadas foram comunicação de massa (40%), promoções (29%) e merchandising (17%).Dentre as ferramentas que devem crescer em utilização em 2008, estão comunicação dirigida (62%), eventos (55%) e assessoria de imprensa e relações públicas (40%).
27/11/2007
Nenhum comentário:
Postar um comentário