16 setembro 2008

GESTÃO - IBM apresenta a empresa do futuro

Fonte: News Amanhã

Estudo da IBM aponta que a capacidade de mudar constantemente – e de forma programada – será uma das características essenciais das empresas do futuro.
A empresa do futuro será uma organização altamente flexível, com um modelo de negócios fluído, capaz de assimilar - ou até antecipar - as mais drásticas e inesperadas mudanças de mercado. Gerir as mudanças deixará de ser um processo ocasional ou assistemático. Em vez de reagir às tendências, a empresa do futuro se renovará por meio de programas permanentes, cujos resultados serão mais ou menos previsíveis. Resumindo, a empresa do futuro será uma metamorfose ambulante. É o que constata o estudo CEO Study, realizado pela IBM, que ouviu mais de 1.000 presidentes de empresas de todo o mundo em busca das características que serão essenciais para uma gestão bem-sucedida nos próximos anos.
"As companhias serão desbravadoras por natureza. Elas precisarão ter flexibilidade humana e tecnológica para exercitar diferentes modelos de negócios e renovar a sua interface com clientes e parceiros", diz Luiz Bovi, diretor para pequenas e médias empresas da IBM Brasil, que participou do levantamento.
Um exemplo é a multinacional suíça ABB. Em 2003, a empresa lançou o "Step Change Program", que visava melhorar a produtividade e cortar custos de seus processos de mudança organizacional. O programa foi criado para viabilizar uma importante decisão que havia sido tomada um ano antes: a de concentrar os negócios da ABB em apenas dois mercados - o de industriais de energia e de automação. "Hoje, os programas de mudanças da ABB consistem em um amplo portfólio de iniciativas com objetivos comerciais e financeiros específicos", informa o CEO Study, que pode baixado na íntegra aqui. O documento mostra que, hoje, há executivos que representam as cinco divisões globais da ABB, além de grupos funcionais que ajudam a ABB a acompanhar o progresso de cada mudança. "Centenas de medidas foram identificadas e executadas, resultando em uma economia anual de mais de US$ 900 milhões".
Entretanto, o estudo da IBM revela que muitas empresas ainda estão despreparadas para lidar com as mudanças. Cerca de 83% dos CEOs entrevistados reconhecem que suas companhias terão de passar por mudanças substanciais ou muito substanciais nos próximos três anos. Destes, apenas 61% foram bem-sucedidos na gestão de mudanças no passado. Essa diferença, de 22% aponta uma dificuldade crescente. "Até 2006, o gap entre a necessidade e a capacidade de se promover mudanças era de 8%", diz Luiz Bovi, da IBM.
Veja, abaixo, o resumo das principais características identificadas pela IBM na empresa do futuro:
Ávida por mudanças
A Empresa do Futuro é capaz de mudar rapidamente, e com sucesso. Em vez de meramente reagir às tendências, ela as molda e lidera. As guinadas setoriais e de mercado são uma chance para adiantar-se à concorrência.

Mais inovadora que a imaginação dos clientes
A empresa do futuro supera as expectativas dos clientes cada vez mais exigentes. Fortes relacionamentos colaborativos lhe permitem surpreender os clientes com inovações que trazem mais êxito tanto para os clientes quanto para o próprio negócio.
Globalmente integrada
A empresa do futuro está se integrando para aproveitar a atual economia global. Seus negócios são estrategicamente projetados para acessar o que há de melhor em capacidade, conhecimento e recursos, onde quer que estejam e onde quer que precisem aplicá-los no mundo.
Desbravadora por natureza
A empresa do futuro desafia radicalmente seu próprio modelo de negócios, desestabilizando a concorrência. Ela muda sua proposta de valor, subverte as abordagens tradicionais de comercialização e, assim que surgem oportunidades, reinventa a si mesma e a sua área como um todo.

Genuína, não apenas generosa
A empresa do futuro ultrapassa os limites da filantropia e da conformidade; ela reflete uma preocupação sincera com a sociedade em todas as ações e decisões.
15/09/2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário


INEX
| PORTO ALEGRE | SÃO PAULO | BRASIL
www.inexestrategia.com.br