Gerenciar serviços de TI não é prioridade para os CIOs, segundo pesquisa encomendada pela Dimension Data. O levantamento ouviu 370 executivos de 14 países e chegou à conclusão de que eles não têm compreensão adequada da importância de adequar a empresa às melhores práticas de gestão do setor, incluindo ITIL.
“Investir em TI é visto por muitos como uma iniciativa cara, reativa e indisciplinada em muitas organizações. Parte do problema é que muitos vêem a tecnologia como algo complexo, entre eles a área de negócios”, explica Emerson Murakami, diretor de TI da Dimension Data no Brasil. “Por isso, as equipes de TI necessitam encontrar maneiras de comunicar melhor os termos técnicos, de modo que todas as partes fiquem cientes quanto às expectativas. CIO’s experientes reconhecem que esta é uma área na qual o quadro de melhores práticas de ITSM podem ajudar", completa.
Ainda segundo a pesquisa, alinhar a tecnologia aos negócios da companhia pode elevar quadro de melhores práticas e a duração de seu processo. O estudo aponta que os CIOs mais experientes assimilam essas necessidades melhor que os mais novos. Executivos que ficaram no cargo menos de dois anos receberam pontuação média de 2,8 pelo seu desempenho (considerando-se que a nota varia de 1 a 4). Já os mais maduros, com mais tempo de experiência, chegam até 3,2.
"A experiência traz consigo a capacidade de visualizar o papel do gerenciamento pode desempenhar no processo de alinhamento de TI mais rigoroso com os objetivos estratégicos da empresa - e, em seguida, transformá-los em realidade", diz Murakami.
03/09/2008
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