Gerenciar riscos de negócios de modo eficaz é uma das prioridades das companhias. Para orientar o mercado, a Protiviti, empresa de consultoria especializada em governança corporativa, gerenciamento de riscos e auditoria interna, divulgou o US Risk Barometer, estudo anual que busca identificar os principais riscos e apontar tendências mundiais.
Para o levantamento, foram entrevistados 150 executivos das maiores companhias norte-americanas. “Identificamos que os dez riscos que mais preocupam os executivos são: a concorrência, a satisfação do cliente, o ambiente regulatório, a segurança de informações, as mudanças no mercado, o mercado financeiro, a preocupação com reputação e a marca, os aspectos legais, a inovação tecnológica e os recursos humanos”, destaca o diretor da Protiviti Brasil, Waldemir Bulla.
O estudo aponta que 53% das companhias acreditam que possuem um processo eficiente de gerenciamento dos riscos de negócios e apresentam infra-estrutura que possibilita a compreensão e a transparência na gestão dos riscos. Uma das tendências reveladas foi a disponibilidade das empresas em lidar com um nível de “apetite” aos riscos menos elevados.
Companhias que aumentam o “apetite” investem mais em mecanismos robustos de gerenciamento de riscos como: políticas formais, funções e responsabilidades definidas e, um processo metodológico e estruturado de avaliação e gerenciamento de riscos. “Se comparado ao Brasil observa-se que os riscos destacados no estudo também se aplicam, em maior ou menor grau, à nossa realidade em função do contexto globalizado em que estamos inseridos”, destaca Bulla.
18/09/2008
Nenhum comentário:
Postar um comentário