17 setembro 2008

MARKETING - O promissor mercado dos pequenos adultos

Fonte: Amanhã

Consumidores de 8 a 12 anos, também conhecidos como “tweens”, estão consumindo cada vez mais produtos destinados ao público adulto.
Poucos imaginam, mas são as crianças de 8 e 12 anos – também chamadas de “tweens” – que estão ditando as novas tendências do mercado de consumo global. Quem garante é Rodrigo dos Reis, gerente de tendências da WGSN Brasil, subsidiária da empresa inglesa dona do maior site de pesquisa de tendências de moda do planeta. Ele diz que o movimento tem ligação direta com o aumento de poder aquisitivo das famílias e com o fato de os casais terem poucos filhos. “Eles não querem ser chamados de crianças. Querem ser – e são – cada vez mais adolescentes”, explica Reis.

Para Reis, os tweens são jovens que estão aprendendo desde muito cedo a conviver com a tecnologia. “São consumidores que abandonam cada vez mais cedo os hábitos de criança e que fazem tudo ao mesmo tempo: estão no celular, teclam no Messenger, assistem televisão...”, conta. O executivo diz que, apesar de constituírem um público diferenciado, os tweens não demandam produtos muito diferentes daqueles que já estão no mercado. “Eles querem o mesmo que os adultos”, garante. Reis cita como exemplo o iPod, que não tem uma “versão junior” e, justamente por isso, agrada tanto os pré-adolescentes quanto os consumidores mais velhos. O mesmo acontece com os telefones celulares.

Além de manifestarem seus instintos consumidores nos shoppings centers e nas ruas, a influência dos tweens também vem se mostrando efetiva em casa. “As famílias estão ouvindo suas opiniões sobre destino das férias”, afirma Reis. A WGSN, que tem uma equipe de 200 colaboradores percorrendo o mundo, freqüentando festas, feiras e eventos, é especializada em observar as tendências dos grupos. “Nesse método, observamos o consumidor como uma cultura”, explica Reis, que esteve hoje em Porto Alegre (RS) a convite da agência DCS para falar sobre os tweens.
16/09/2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário


INEX
| PORTO ALEGRE | SÃO PAULO | BRASIL
www.inexestrategia.com.br