Segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT), o fluxo de visitantes totalizou 924 milhões de pessoas ao redor do mundo em 2008.
O turismo mundial poderá encolher até 2% em 2009, segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT). A organização, que tem sede em Madri, afirma que os reflexos da recessão econômica já chegaram à indústria do turismo que, no final de 2008, contabilizou um crescimento menor do que o esperado, de 2%, totalizando 924 milhões de visitantes ao redor do mundo.
No primeiro semestre do ano passado, a movimentação de turistas no mundo cresceu 5%, mas no segundo semestre caiu 1%. Segundo a OMT, a última retração anual do setor foi registrada em 2003, quando diminuiu 1,4%.
A OMT indica que a América e a Europa serão as regiões mais afetadas em termos de resultados, uma vez que esses mercados já entraram em recessão. O porta-voz da instituição, Geoffrey Lipman, tenta minimizar as previsões negativas, indicando que dentro de quatro anos o setor retomará o crescimento.
No Brasil, o mercado do turismo registrou uma arrecadação recorde em 2008, com gastos de estrangeiros no Brasil da ordem de US$ 5,78 bilhões no encerramento do ano. Em dezembro de 2008, o montante foi 12,3% maior ante o mesmo mês de 2007, quando os turistas estrangeiros deixaram US$ 469 milhões no país, segundo dados divulgados ontem pelo Banco Central. Segundo o Ministério do Turismo, o País cresceu mais que o dobro da média mundial ao ano, calculada pela OMT em 2%.
Para 2009, ainda que as previsões sejam negativas para as Américas, o Ministério do Turismo acredita que o turismo brasileiro não sofrerá perdas. Segundo a assessoria do órgão, o País deverá registrar crescimento, mas ainda não é possível prever o porcentual. A expectativa de crescimento é feita com base na campanha de incentivo ao turismo realizada pelo governo brasileiro.
28/01/2009
Nenhum comentário:
Postar um comentário