11 maio 2009

GESTÃO - Empresários brasileiros planejam com antecedência.

Fonte: Portal PEGN

Entre os empresários brasileiros, 44% admitem que costumam planejar o rumo dos negócios para um período de 1 a 3 anos. Outros 30% dizem que preferem fazer planejamento para o período de 1 ano à frente, segundo pesquisa realizada pela Grant Thornton International. Nos outros países da América Latina pesquisados, a porcentagem de empresários que planeja apenas para o próximo ano é maior do que no Brasil. No México, por exemplo, 73% dos empreendedores e executivos fazem planejamento para menos de 1 ano. Na Argentina este índice é de 71% e, no Chile, 43%. “Os planos de negócios da América Latina são mais curtos em consequência da instabilidade política e econômica que afetou a região por muitos anos”, afirma Hector Pérez, de Grant Thornton do México. “Já no Brasil, com a estabilidade econômica dos últimos anos, os empresários brasileiros passaram a pensar mais no longo prazo”, diz Roberto de Lacerda, sócio da Terco Grant Thornton que atua na área de consultoria. “Quando você pensa em curto prazo, pode perder a visão do que irá acontecer no futuro”, afirma.

Para Monish Chatrath, da Grant Thornton da Índia, não há hora melhor do que agora para os empresários olharem com mais atenção para seu negócio e mudar a estratégia de curto prazo onde for mais necessário. “Enquanto algumas ações de curto prazo precisam ser implementadas para proteger os negócios, um ambiente econômico novo vai surgir e os negócios bem controlados e com estratégias desobstruídas poderão fazer planejamentos para prazos maiores”, diz.

Os consultores da Terco Grant Thornton dão algumas dicas para os empresários que pretendem fazer planejamentos para um prazo maior. Veja:

- Faça testes com diferentes cenários para avaliar o impacto que eventuais mudanças no mercado terão sobre seu negócio;
- Analise os piores cenários e veja quais serão os impactos potenciais no lucro e na perda, nos balanços e no fluxo de caixa;

- Crie planos de contingência que permitam uma maior flexibilidade se as circunstâncias atuais mudarem;

- Examine os pontos fortes dos seus concorrentes e esteja atento sobre como explorar as fraquezas deles;

- Comunique eventuais mudanças à equipe e relacione a remuneração e os incentivos ao sucesso da estratégia para motivar os colaboradores a atuarem de acordo com seus objetivos.


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