27 maio 2009

GESTÃO - Enxuga aqui, reduz acolá. O que há por trás dessa tal de Cultura Lean?

Fonte: Por Michelle Veronese - www.administradores.com.br

Ao pé da letra, lean quer dizer magro, fino, enxuto. E é mais ou menos esse o significado da palavra no campo da Administração. Essa expressão começou a ser utilizada em fins dos anos 80, para batizar um sistema de gestão e manufatura que aposta na ideia de enxugar aqui, reduzir acolá, apertar um pouquinho....

Podemos dizer que a empresa que adota a cultura lean é submetida a uma espécie de “regime”, no qual corta-se tudo o que está sendo desperdiçado. O resultado é óbvio. “Emprega-se menos esforço humano, menos espaço, menos capital e menos tempo do que no tradicional sistema de produção em massa”, explica o Lean Enterprise Institute (LEI), em sua homepage.

Cortando os excessos

O objetivo do sistema lean, ao contrário do que você está pensando, não é só reduzir os custos e incrementar o lucro. A meta, garantem seus defensores, também é agregar valor para os clientes. Nas palavras do LEI: “os bens e serviços precisam ter maior qualidade e menos defeitos”.

Para chegar a esse patamar, no entanto, é necessário adotar uma série de princípios e ferramentas, implementadas com a ajuda de experts no assunto e que têm como base duas regras fundamentais: reduzir os excessos e valorizar as pessoas.

No primeiro caso, a ordem é fazer apenas o que os clientes desejam, ou seja, nada a mais, nada a menos. Dessa maneira, o corte de gastos será uma consequência natural.

Valorizando as pessoas

A segunda regra é valorizar os funcionários, que precisam ser constantemente incentivados a trabalhar em equipe. Há uma razão especial para isso, segundo Michael Hoseus, professor do Programa Lean da Universidade de Kentucky, nos EUA.

“A ideia é que a empresa tente absorver a criatividade e a capacidade de solucionar problemas de todos os seus funcionários”, diz o especialista, que conversou com o Administradores.com.br “Assim, as vendas vão crescer, os custos vão diminuir e a margem de lucro irá aumentar.”

Em tempos de crise

Uma outra vantagem da lean é que ela pode ser aplicada em qualquer organização ou indústria. “Isso é possível porque seu foco está no valor, no propósito, na credibilidade e na busca por maneiras diferentes de se realizar o trabalho”, explica Hoseus.

Nesta época de crise econômica mundial, marcada por demissões em massa, ele também afirma que a cultura lean pode ser uma boa aliada. “Reduzir as equipes para cortar gastos é uma solução de vida curta para um problema que pode durar muito”, adverte.
O especialista sugere que as empresas busquem soluções a longo prazo. “É necessário ter pessoas que se dediquem a aperfeiçoar os métodos e os processos de trabalho, de modo a oferecer mais qualidade e menos custo para o cliente”, afirma Hoseus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


INEX
| PORTO ALEGRE | SÃO PAULO | BRASIL
www.inexestrategia.com.br