05 junho 2009

COMUNICAÇÃO - Para Neal Davies, falta inovação em planejamento.

Fonte: Coletiva.net

Para o londrino Neal Davies, não há inovação em planejamento. O publicitário e sócio da Naked, de Nova York, criticou o modelo de trabalho ultrapassado das agências e, também, o que chamou de ‘legado da irritação’. “Os planejadores começam a pensar em coisas novas, mas acabam com um comercial em TV”, disse ele durante a palestra ‘Inovação e Vanguarda em Planejamento’. Neal aconselhou a plateia a entender o público do século XXI e a perguntar, sempre: “Para quê, de fato, vocês estão planejando? Qual é a meta do planejamento de vocês?”

Neal comparou o mundo da internet com um grande parque, onde cada um traz alguma coisa e, juntas, essas pessoas fazem um piquenique. Em sua opinião, os ‘marqueteiros’ atuais são as abelhas que surgem para importunar. “Nós tentamos encontrar novos meios, mas repetimos a mesma fórmula: irritar consumidores. Este é o legado da irritação! As agências mantêm o mesmo modelo de negócios desde a invenção da televisão”, afirmou.

Segundo o publicitário, as agências não conseguiram 'se dar bem’ nesse século, que iniciou há quase 10 anos, pois tentam reinventar marcas, sem mudar a forma como elas trabalham. “O que faz uma marca é a forma como ela se comporta. Se os tênis que a empresa produz é feito por crianças na Ásia, seus consumidores saberão disso em um clique. E esse fato fala mais sobre a marca do que um logotipo amplamente divulgado.”

Entre brincadeiras com o público sobre futebol, Neal defendeu a ideia de que o ‘não-sexy’ gera dinheiro. “Para fazer com que os resultados sejam atingidos, é necessário ser criativo nos canais certos. Na Naked, nós ganhamos dinheiro fazendo a coisa certa e isso é ser inovador”, finalizou. A Naked foi eleita pela revista FastCompany como uma das agências mais inovadoras.

Participaram da palestra como debatedores Daniel Skowronsky, Eduardo Melzer, Arthur Bender e Orlando Marques.

Os 10 pensamentos-chaves de Neal Davies:

1°) Planejamento inovador evita irritação. Consumidores mudaram, mas nós não mudamos.
2°) Planejamento inovador é planejamento integrado.
3°) Planejamento inovador não vive em silos, ou seja, não evita a comunicação com outros setores.
4°) Planejamento inovador nunca se compromete com as atividades da agência.
5°) Planejamento inovador nunca vai atrás de coisas totalmente novas.
6°) Planejamento inovador não é tão sexy.
7°) Planejamento inovador é entender a audiência.
8°) Planejamento inovador não tem memória. Agências não mudaram, desde a invenção da TV.
9°) Planejamento inovador é reconhecido.
10°) Planejamento inovador é sucesso.

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