02 junho 2009

INTERNET - Pesquisa sobre perfil dos usuários brasileiros do Twitter.

Fonte: Adonline
A Bullet, uma das maiores agências de marketing promocional do País, realizou a primeira pesquisa para mapear o perfil dos usuários brasileiros do Twitter - ferramenta social online que permite que pessoas comuniquem-se por meio de troca instantânea de mensagens em até 140 caracteres - e divulga o resultado em primeira mão. O objetivo é analisar quem são esses internautas, seus comportamentos e a maneiras de como
se relacionam com a ferramenta. A pesquisa foi desenvolvida no período entre 27 e 29 de abril, com uma amostragem de 3268 usuários brasileiros.

Com os dados coletados, foi possível definir o usuário padrão do Twitter no Brasil. Em sua maioria (61%), homens, jovens-adultos, na faixa de 21 a 30 anos, solteiros, do Estado de São Paulo e Rio de Janeiro. Pessoas qualificadas, estudantes do ensino superior e pessoas já graduadas na universidade. São heavy users de internet e costumam passar quase 50 horas semanais conectados. Conhecem e utilizam as principais ferramentas 2.0. Quase 60% dos usuários são formadores de opinião e possuem seu próprio blog, além do Twitter. Conhecem a ferramenta por meio de amigos (boca-a-boca) e posts em outros blogs.

Há também uma boa notícia para o mercado. As empresas que estão pensando em abrir contas no Twitter ou criar ações focadas nesse público podem ir adiante. A maioria dos internautas (53,6%) acha interessante ações publicitárias na ferramenta, desde com relevância. Quase a metade dos entrevistados (51%) nunca participaram de ações promocionais no Twitter, porém possuem interesse e ainda 33% já participaram de algum tipo de ação publicitária no Twitter. Cerca de 70% segue ou já seguiu perfis de empresas, eventos ou campanhas publicitárias.

A pesquisa, realizada por Bruna Calheiros, responsável por Presença Digital da Bullet, ainda apresenta muitos outros resultados sobre perfil, comportamento, compartilhamento de informações, conversações, confiança e publicidade, além de uma apresentação dos princípios da ferramenta, seu sucesso no mundo e, finalmente, sua atuação no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


INEX
| PORTO ALEGRE | SÃO PAULO | BRASIL
www.inexestrategia.com.br