A HP deu sua contribuição para o desenvolvimento do mercado, lançando no final do ano passado a Designjet 3D, primeiro modelo de um grande fabricante a atingir um patamar de preço considerado razoável pelo mercado. Fruto de uma parceria com a Stratasys, que desenvolveu a tecnologia do produto, o equipamento foi lançado por menos de 17,5 mil dólares no mercado europeu – e o preço só vem caindo desde então.
Apesar de considerado um produto de nicho (para arquitetos, engenheros e designers), há uma numerosa gama de possibilidades de uso, como maquetes, plantas 3D, protótipos e até avatares, como exposto anteriormente.
Ainda não é vislumbrado como "fábrica de garagem", principalmente no Brasil. No entanto, é percebido como oportunidade para os pequenos empresários, já que possibilita uma solução de qualidade a menor custo.
Um exemplo bem básico para utilização desta tecnologia é essa empresa, localizada na La Rambla, em Barcelona. Ponto turístico certo dos visitantes da cidade, os empreendedores criaram uma forma de tornar a visita única, através do projeto "Be your own souvenir":
Fonte: Portal Exame
Quer nos seguir no Twitter?
Ou prefere Facebook?
Nenhum comentário:
Postar um comentário