Mas, vamos começar pelo começo:
Inteligência Digital é:
"
Traço de caráter das marcas que usam os meios digitais de forma relevante e diferenciada, apesar de não terem nascido nesse ambiente, e são recocidas por isso.
"
O objetivo da pesquisa:
"
Identificar, no mercado brasileiro, as marcas cuja Inteligência Digital se destaque em seus setores de atividade.
"
O foco:
"
Percepção do público não-especializado em comunicação, mas profundamente envolvido com meios digitais.
"
Para isso, foram definidos 5 drivers (agilidade, mobilidade, sociabilidade, utilidade e visibilidade) por especialistas, feito um levantamento online das marcas mais lembradas, e pesquisa de campo online para capturar percepção do público e análise dos resultados.
Foram 7 setores estudados (automóveis, bancos, bebidas alcoólicas, eletrodomésticos, eletrônicos, telefonia, vestuário/moda), 1450 respostas, com público entre 18 e 65 anos e 96% com, no mínimo, segundo grau completo.
Stock.xchng |
Aos resultados:
- Sobre os drivers, o mais importante foi considerado "Utilidade" com 23%, seguido de "agilidade" (21%) e "Mobilidade" (20%). Os graus de importância ficaram bastante similares entre os drives propostos e não mudaram em demasiado quando divididos por setor.
- As estrelas, por categoria:
FIAT - Automóveis
ITAÚ - Bancos
SKOL - Bebidas Alcoólicas
ELECTROLUX - Eletrodomésticos
SONY - Eletrônicos
TIM - Telefonia
NIKE - Vestuário e Moda
- Carros e telefonia foram as categorias mais homogêneas nos resultados.
- Os eletrodomésticos foram dominados por três marcas principais: Electrolux, Brastemp e Arno.
- Vestuário e moda, Carros e Bancos demonstraram as diferenças mais heterogêneas.
De qualquer forma, vale conferir a pesquisa completa. Para baixar, só clicar aqui.
Fonte: IBOPE
Quer nos seguir no Twitter?
Ou prefere Facebook?
Nenhum comentário:
Postar um comentário