09 junho 2011

INOVAÇÃO - O coneito de "pivot" para as startups

A palavra pivot tem sido bastante usada pela comunidade empreendedora do Vale do Silício nos últimos dois anos, e os brasileiros costumam usar "pivotar". O significado de pivot para uma startup, apesar de simples de explicar, é uma tática de negócios importante que pode definir se o projeto irá morrer ou crescer.



Para uma startup, a analogia mais representativa é o jogador de basquete: ele rapidamente para a jogada, mantém uma das pernas fixas, observa e gira em torno do seu eixo para explorar diferentes opções de passe. Esse é o conceito do pivot em uma startup: girar em outra direção e testar novas hipóteses, mas mantendo sua base para não perder a posição já conquistada.

Existem diversos exemplos interessantes de pivot, mas dois são bastante conhecidos:

1) o Paypal começou como uma empresa de troca de dinheiro virtual entre dispositivos handheld (você se lembra do Palm? Era a plataforma que eles usavam). Com o tempo, os fundadores perceberam que seu serviço estava mesmo nos micropagamentos e na troca de dinheiro via web.

2) Empreendedores que estavam construindo um RPG multi-usuário na internet um dia se convenceram que o mercado de RPGs online estava saturado. Nesse momento, aproveitaram a funcionalidade que tinham projetado para trocar imagens entre jogadores e montaram o Flickr - hoje, um serviço de compartilhamento de fotos famoso em todo o mundo.

Pivots são muito mais facilmente explorados em empresas de tecnologia, porque seus ativos são em grande parte intangíveis, os custos são baixos e o mercado muda muito rápido - por isso, é mais fácil readaptar a startup para um modelo mais escalável. Mesmo assim, não se esqueça da diferença entre pivotar versus desistir de um projeto para começar outro: quando desiste, tudo que você leva é a experiência e aprendizado de ter falhado. No pivot, você leva não só a experiência como também reaproveita os ativos que já construiu em favor de uma nova estratégia.
 
Fonte: Portal Exame
 
Quer nos seguir no Twitter?
Ou prefere Facebook?

Nenhum comentário:

Postar um comentário


INEX
| PORTO ALEGRE | SÃO PAULO | BRASIL
www.inexestrategia.com.br