27 junho 2011

TECNOLOGIA - Câmera fotográfica Lytro revolucionará mercado

Simplesmente demais!!


A recém fundada Lytro promete revolucionar a forma de capturar imagens. Um clique possibilita a captura de todos objetos no recinto.

O lema da Lytro é ”clique já e focalize depois”, que desenvolve as chamadas câmeras de campo luminoso. Elas não focalizam um plano específico como acontece com as máquinas fotográficas e filmadoras atuais. Em vez disso, capturam todos os raios de luz em todas as direções.
Essa informação luminosa é transformada em fotos em que o observador pode navegar, focalizando qualquer objeto existente no ambiente. Ao observar a foto, pode-se usar o mouse para escolher o ponto de foco. Se um objeto aparece desfocado, basta clicar nele para que fique nítido. A técnica permite explorar a cena e ir descobrindo o que existe nela.


Essa possibilidade, de quase interação com a fotografia, torna o jargão da empresa "fotografias com vida" bastante alinhado. Você tira a foto e trabalha com ela depois, praticamente revivendo o momento e selecionando pontos importantes daquele momento.
Falando assim fica um pouco difícil de imaginar, mas entrando no site da Lytro, há uma galeria de fotos que permite interação com fotografias tiradas pelas máquinas revolucionárias.

Ren Ng, fundador e CEO da Lytro, começou a pesquisar a fotografia de campo luminoso nos anos 90, na universidade de Stanford, na Califórnia. No início, para produzir uma foto desse tipo era necessário reunir 100 câmeras, que tinham suas imagens processadas por um computador poderoso. Agora, ele diz que desenvolveu um novo tipo de sensor que permite fazer isso com uma câmera pequena e fácil de usar. E, por não ter mecanismo de foco, ela ainda será rápida que as máquinas comuns, diz ele. O resultado parece ter impressionado os investidores, já que a Lytro levantou 50 milhões de dólares em capital para o projeto.
A parte mais difícil é desenvolver o software que processa as imagens. Para coordenar essa tarefa, a empresa recrutou nada menos que o veterano Kurt Akeley, um dos fundadores da Silicon Graphics, que, nos anos 80, foi pioneira no desenvolvimento da computação gráfica. É um encontro de duas gerações de pioneiros. A Lytro não diz quando pretende começar as vendas, mas, no site da Lytro, é possível fornecer um endereço de e-mail para ser avisado. O site também inclui uma galeria com fotos de campo luminoso.


Quer nos seguir no Twitter?
Ou prefere Facebook?

Nenhum comentário:

Postar um comentário


INEX
| PORTO ALEGRE | SÃO PAULO | BRASIL
www.inexestrategia.com.br