09 outubro 2008

MARKETING - Novo produto? Pergunte aos shapers.

Fonte: News Amanhã

As empresas precisam ficar de olho nos consumidores que experimentam de tudo nos supermercados: os future shapers

Eles são capazes de antecipar como será a receptividade dos produtos. Movidos pela curiosidade genuína e seguindo tendências de consumo, se informam e se envolvem pessoalmente com as marcas antes de se tornarem fiéis a elas. E, uma vez "aprovadas", têm disposição de espalhar aos quatros ventos as novidades que encontra nas gôndolas.

Uma pesquisa feita no Brasil detectou que a maior parte dos future shapers são mulheres (68%) e solteiros (62%). Karina Milaré, diretora de planejamento de consumo da consultoria paulista TNS InterScience, afirma que as companhias devem procurar por esse tipo de consumidor, e não pelos clientes comuns, no momento de testar novos produtos e serviços. É que o consumidor comum, muitas vezes, não está preparado para entender o espírito das novidades.

"Algumas boas idéias acabam engavetadas porque as empresas e agências de publicidade não descobriram o público certo para fazer a pesquisa de um novo produto", aponta. No Brasil, ainda há poucas empresas que se baseiam nos shapers para fazer pesquisas sobre o consumo - entre elas está a Ajinomoto. Ao redor do mundo, um caso notável de experiência com consumidores mais antenados é a Unilever.
08/10/2008

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