30 outubro 2008

MARKETING - Produtos demoram a deslanchar no Brasil.

Fonte: Meio&Mensagem

Segundo estudo, Japão, Noruega e Suécia são os países onde os produtos se popularizam mais rápido. A China foi a última colocada e o Brasil o 23º entre os 31 pesquisados.
O melhor lugar para se lançar um novo produto é o Japão, onde ele leva 5,4 anos em média para 'pegar'. O pior é a China. Essas são algumas das conclusões da edição setembro/outubro do estudo 'Global Takeoff of New Products: Culture, Wealth or Vanishing Differences', que se diz o primeiro de alcance global para este tipo de dado. Os autores analisaram lançamentos em 16 categorias de produtos em 31 países.
O Brasil ficou na 23ª posição, atrás também de três países latino-americanos: México, Chile e Venezuela (confira o ranking na tabela abaixo). Para um dos co-autores do estudo, Deepa Chandrasekaran, da Universidade de Lehigh, a velocidade com que os países abraçam os novos produtos são um indicativo do grau de inovação de cada um.
Alguns países acabaram ficando fora do estudo, por não oferecem dados suficientes em pelo menos 10 categorias de produto. Dentre eles estão Argentina, Austrália, Colômbia, Hong Kong, Malásia, Nova Zelândia, Cingapura, África do Sul e Turquia.
Para o estudo, o ponto onde ocorre o deslanche é na fronteira do ciclo de vida do produto entre a introdução e o estágio de forte crescimento e popularização.
Além de apontar os países mais propícios para os produtos, o estudo indicou quesitos que podem fazer a diferença para que o produto 'pegue' de maneira mais rápida. As duas questões principais consideradas foram a econômica, já que os países oferecem diferentes oportunidades de riqueza, o que pode limitar a possibilidade de compra de novos produtos; e a cultural, pois as atitudes e inclinações variam de lugar para lugar, acelerando ou freando a aceitação por esses produtos.
O estudo se aprofunda em diversas questões que podem causar variações, sendo que uma delas é a religião, com a conclusão de que em lugares com religiosidade maior os produtos podem demorar mais para pegar.
Outro detalhe interessante do estudo é que o tempo para a explosão das vendas é menor para produtos categorizados como de diversão, o que pode ser telefone móvel, MP3 Players, câmeras digitais e serviço de internet banda larga, com sete anos em média nos países pesquisados; e maior para produtos de trabalho, como forno microondas, limpadores de prato, freezers e máquinas de lavar, com 12.
Gerard J. Tellis, professor de marketing na Universidade do Sul da Califórnia e líder do estudo, diz que os produtos 'divertidos' são mais glamourosos e visíveis, por isso brilham mais depressa. 'Nós não andamos casa a casa perguntando sobre os limpadores a vácuo, mas fazemos isso com os celulares', disse ele.
Com informações do AdAge.
Segue o ranking:
Posição País
1 Japão
2 Noruega
3 Suécia
4 Holanda
5 Dinamarca
6 Estados Unidos
7 Suiça
8 Áustria
9 Bélgica
10 Canadá
11 Finlândia
12 Alemanha
13 Coréia do Sul
14 Venezuela
15 Reino Unido
16 França
17 Itália
18 Espanha
19 Chile
20 México
21 Portugal
22 Grécia
23 Brasil
24 Tailândia
25 Egito
26 Marrocos
27 Índia
28 Filipinas
29 Indonésia
30 Vietnã
31 China

Nenhum comentário:

Postar um comentário


INEX
| PORTO ALEGRE | SÃO PAULO | BRASIL
www.inexestrategia.com.br