Entre os clientes de shopping centers aumentou a presença de pessoas das classes A e B. Em 2006, esse público representava 71% dos frequentadores de centros comerciais. Hoje, 79%, segundo a Pesquisa Perfil do Consumidor 2009 elaborada pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce). A presença da classe C/D nos shoppings, por outro lado, diminuiu. Era de 29% em 2006 e hoje é de 21%. A explicação para esse aumento é a alteração do patamar da classe C, que aumentou seu poder de compra e, em grande parte, subiu para a classe B. Por sexo
Os homens passaram a frequentar mais os shopping centers. Antes, 62% iam aos centros comerciais. Hoje, esse número passou para 65%, contra 62% das mulheres. Além disso, eles gastam mais e preferem ir às compras sozinhos. O tíquete médio do público masculino é de R$ 144, contra R$ 138 do feminino. Outra diferença é que os homens mostram-se mais práticos na hora da compra. Eles entram em menos lojas que as mulheres e, consequentemente, compram em menos lojas que elas. Com isso a conversão de compra do público masculino é bem maior. Em 78% das lojas que eles entram, eles compram alguma coisa, enquanto que as mulheres compram em 59% das lojas que visitam.
Permanência
Na pesquisa anterior, o consumidor ficava, em média, 73 minutos dentro dos centros de compra. Hoje, esse tempo subiu para 79 minutos. Belo Horizonte destaca-se como a capital onde os clientes passam mais tempo nos shoppings, registrando uma média de 86 minutos. As mulheres ficam mais tempos nos shoppings do que os homens - 15 minutos a mais do que eles.
Formas de pagamento
Foi significativo o aumento dos pagamentos com cartão de débito, ainda pouco utilizado em 2006. Na época, apenas 13% dos compradores utilizavam esse meio como forma de pagamento. Esse número subiu para 23% neste ano, mas ainda não supera os 40% dos que pagam com cartão de crédito ou de loja. Quem perdeu espaço foi o dinheiro - de 42% para 35% - e o cheque, que hoje é utilizado por apenas 2% dos consumidores.
Apresentada pela Abrasce durante o 2o Seminário Latino-Americano de Pesquisas em Shopping Centers, a 'Pesquisa Perfil do Consumidor 2009' mapeia os consumidores de shoppings e apresenta números e análises desse público. O estudo foi realizado pelo IPDM - Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento de Mercado, em seis capitais - Belo Horizonte, Brasília, Salvador, São Paulo, Porto Alegre e Rio de Janeiro - com 3.213 entrevistados.
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