28 abril 2009

TI - O mapa da TI nas empresas brasileiras.

Fonte: Bruno Ferrari, de INFO Online

Índice de informatização de empresas chega a 94% no Brasil. Do total 97% estão conectadas à internet 


Um estudo realizado pela Comitê Gestor da Internet no Brasil mostra que 94% das empresas brasileiras possuem computadores. Pegando apenas companhias com mais de 50 funcionários, a informatização chega a 100%. A pesquisa, realizado em parceria com o Ibope, analisou 3,5 mil empresas nacionais com mais de 10 funcionários em todos os estados do Brasil.

O levantamento anual mostra que, em termos de infraestrutura básica – computadores e acesso à internet – o Brasil manteve o nível de maturidade do ano passado, quando foram registrados números muito similares. Das empresas que possuem computador, 97% têm acesso à web.

Conexões e velocidade
O tipo de conexão usada ainda tem a predominância do ADSL (65%). A participação desta tecnologia, no entanto, é a mesma desde 2006. O destaque é para o crescimento do acesso por cabo, que passou de 14% para 22% entre 2006 e 2008. Em contrapartida, o acesso discado caiu em representação de 14% para 5%.

Quando analisadas as empresas que possuem infraestrutura de redes, 83% das companhias têm uma rede (LAN) cabeada e 35% contam com uma rede sem fio. A intranet está presente em 37% das empresas e a extranet, em 21%. O percentual de empresas que não possui nenhum tipo de rede caiu de 13% em 2007 para 8% em 2008.

Já em relação à velocidade de conexão, 60% das empresas disseram ter uma banda com velocidade mediana, entre 256 Kbps e 2 Mbps. 18% das entrevistadas têm um link de 256 Kbps ou menos enquanto, no outro extremo, o número de companhias com acesso superior a 2 Mbps representa 10% do total. Não souberam informar a velocidade da conexão 12% das empresas.

“O dado mostra que o conhecimento sobre tecnologia dentro das empresas está aumentando, já que, em 2006, 28% das companhias não sabiam informar qual o tipo e a velocidade de suas conexões”, afirma Alexandre Barbosa, responsável pela pesquisa realizado pelo CGI.

Trabalho remoto
Trabalhar fora do escritório foi um dos indicadores que mais sofreu alteração nos últimos dois anos, segundo o estudo. A proporção de empresas cujos funcionários têm acesso remoto passou de 15% em 2006 para 21% em 2008. “Isso revela uma tendência de que, cada vez mais, as empresas estão oferecendo novos meios para que seus funcionários acessem a infraestrutura de TI da companhia remotamente”, afirma Barbosa.

Presença na web
A pesquisa também levantou a quantidade de empresas que possuem websites. Do total de empresas pesquisadas, 53% possuem um canal próprio na web. Houve um crescimento importante em relação ao ano passado, quando 46% das companhias possuíam site. 

Destaque para as empresas de grande porte - quase nove em cada dez corporações brasileiras nessa faixa têm uma página própria na internet. Outro dado relevante é o número de participantes que se utiliza de sites de terceiros (ex. varejistas em sites como Buscapé e Mercado Livre), que responde por 20% das empresas que disseram não possuir sites próprios.

Entre os recursos oferecidos no pelo canal internet, 52% disponibilizam catálogos de produtos e preços, 35% oferecem suporte pós venda, 23% têm sistemas de pedidos ou reservas e 10% usam a web como canal para pagamentos online.

Consultas públicas
Usar a internet como agente integrador ao governo é a prática de 89% das empresas nacionais, sendo que em companhias de grande e médio porte, o índice sobe para 100% e 95%, respectivamente. O número de 2008 é exatamente o mesmo ao registrado em 2007.

No entanto, o uso da tecnologia para transações propriamente ditas abrange um universo menor – 57% das empresas fazem pagamentos online de impostos ou taxas. O restante das funções são resumidas a consultas, como FGTS, PIS/PASEP, ICMS, COFINS, cadastro de inscrições estudais e IPI.

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