17 agosto 2009

GESTÃO - O RH dá as cartas.

Fonte: Portal AMANHÃ

Entenda por que a área de gestão de pessoas da Ferramentas Gerais é a responsável pelo planejamento estratégico da empresa

Que tal colocar o planejamento estratégico sob responsabilidade do pessoal do RH? De certa forma, foi isso que a Ferramentas Gerais decidiu fazer há cerca de um ano, quando Marcelo Faveiro assumiu a presidência da empresa. Desde então, o RH da Ferramentas Gerais é conhecido como AGP, sigla de "Área de Gestão de Pessoas", e cumpre a sagrada missão de elaborar o planejamento estratégico. "Nós estamos colocando em prática o discurso muito difundido de que as pessoas são o ativo estratégico mais importante", resume Auri Filho, gerente corporativo da AGP.

O que muda é a maneira como o planejamento é concebido. Antes, o processo se dava pela tradicional via top-down. Os principais diretores e acionistas definiam os rumos da Ferramentas Gerais e o resto da empresa dava um jeito de cumprir. Agora, os rumos estratégicos da empresa são definidos de acordo com as competências à disposição. "Nós analisamos o nosso conhecimento e contratamos pessoas para ampliá-lo. Com a ajuda delas é que nós determinamos aonde devemos chegar", descreve Filho. O sistema ainda é novo - a expectativa é de que ele comece a gerar resultados tangíveis somente em 2011. "Mas o nível de consciência quanto às nossas estratégias cresceu muito", garante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


INEX
| PORTO ALEGRE | SÃO PAULO | BRASIL
www.inexestrategia.com.br