21 agosto 2009

TECNOLOGIA - Mercado brasileiro de tecnologia crescerá 5,7% em 2009.

Fonte: ComputerWorld
Por Fabiana Monte

Área voltada a empresas do segmento financeiro deve experimentar evolução superior, estima consultoria IDC.

O mercado brasileiro de tecnologia da informação crescerá 5,7% este ano, acima damédia prevista para a América Latina, que é de 4%, segundo projeções da consultoria IDC. O setor financeiro é um dos responsáveis por esse desempenho positivo. "A área de TI voltada para este segmento deve crescer mais do que os 5,7%", avalia o diretor de consultoria da IDC, Roberto Gutierrez.

Os principais assuntos em alta entre os executivos financeiros que levam à compra de serviços e produtos de tecnologia são: eficiência operacional, relationamento com clientes, gestão de riscos e integração. A IDC realizou uma pesquisa com decisores do setor, na qual 86% dos entrevistados informaram que aumentar a eficiência operacional é o principal motivador para investimentos em tecnologia. Em segundo lugar, aparece o aumento de receita e, em terceiro, com 29%, renegociação de contratos.

Na análise de Gutierrez, esses fatores abrem espaço para investimentos mais intensivos em ferramentas analíticas de Business Intelligence (BI). "Acho que a crise está dando um gás a mais em BI porque ela auxilia as empresas a conhecerem os clientes e auxiliam na gestão de risco, com a análise de crédito e risco", afirma o diretor da IDC.

Outros assuntos apontados como "quentes" pelo especialista são virtualização/consolidação de servidores; convergência/Voz sobre IP; ferramentas de gerenciametno; aprimoramento da estratégia de terceirização; Software como Serviço (SaaS); conformidade e segurança.

Por outro lado, alguns tópicos perderam a força no atual cenário, entre eles arquitetura orientada a serviço (SOA); comunicações unificadas; TI Verde; treinamento em TI; renovação de infraestrutura; grandes implementações de software de gestão (ERP) e redes sociais/web 2.0.

"SOA esfriou em relação a 2008. Tem uma demanda grande, mas exige um esforço grande tanto em termos de investimento quanto de mão-de-obra", afirma Gutierrez. Na análise do especialista, essa necessidade de aplicação de recursos faz com que as empresas deixem o tema de lado, já que essa é a hora das companhias otimizarem investimentos e cortarem custos.

Em relação à virtualização, são os benefícios de otimização trazidos pela tecnologia, aliados à variedade de ofertas e ao amadurecimento do tema, que estão fazendo o assunto ganhar destaque entre os investimentos previstos para o setor financeiro.

Para 2010, a avaliação de Gutierrez é que SOA e TI Verde se recuperem, ganhando força. Redes sociais e web 2.0 também podem conquistar mais espaço no orçamento de tecnologia do setor financeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


INEX
| PORTO ALEGRE | SÃO PAULO | BRASIL
www.inexestrategia.com.br