31 maio 2011

DESING - Escova de dentes "THIS" sustentável é novidade antiga

Já pensou em escovar os dentes com um pedaço de graveto? Pois esta é a sugestão da libanesa Leen Sadder para diminuir o impacto das nossas atividades de higiene bucal. Após muita pesquisa, a jovem – que é estudante de design – descobriu que há um tipo de graveto capaz de substituir, de forma eficaz, a escova e, também, a pasta de dentes: o Miswak, um ramo da árvore Salvadora Pérsica.




De acordo com as pesquisas de Sadder, é cientificamente comprovado que o Miswak possui, em seu interior, cerdas naturais com propriedades antimicrobianas, que limpam a boca e evitam o mau hálito. Logo, basta cortar o graveto e esfregar suas cerdas nos dentes – ou, para os mais ousados, também é possível mastiga-las.



Imagens do site Behance


Os benefícios
O uso do graveto não só reduziria a utilização de água para higiene bucal – e, também, com a contaminação do recurso, já que dispensa a utilização de cremes dentais –, como também diminuiria a produção de lixo. Isso porque, após ser utilizado, o Miswak pode ser enterrado no quintal para se decompor na natureza, como qualquer outro galho.

Em suas pesquisas, Sadder ainda descobriu que o Miswak já era utilizado por povos da Antiguidade na hora da higiene bucal. Sendo assim, a estudante de design, apenas, deu um “toque de modernidade” à técnica: ela desenvolveu uma embalagem (reutilizável) para o graveto que, além de facilitar o transporte da “escova de dentes”, vem com uma espécie de cortador de charutos. Assim, após utilizar o graveto, o usuário pode cortá-lo e deixa-lo pronto para a próxima “escovada”.


Por enquanto, o produto desenvolvido por Sadder é, apenas, um protótipo – batizado por ela de THIS –, mas, segundo a pesquisa da estudante, o Miswak já é vendido pela internet em sites especializados. Você toparia trocar sua escova de dentes por um graveto?
 
Fonte: Superinteressante, Behance
 
Quer nos seguir no Twitter?
Ou prefere Facebook?

30 maio 2011

INTERNET - Mercado brasileiro ganha importância para Google

Deve estrear no Brasil, nas próximas semanas, o Google Product Search, serviço de comparação de preços disponível nos Estados Unidos e em nove outros países.

O Google já esteve conversando com empresas brasileiras que desenvolvem sites de comércio eletrônico. E algumas delas já preparam as lojas online para fornecer o catálogo de produtos ao comparador do Google.
 
Diferentemente do Buscapé, que é líder em serviços de comparação de preços no Brasil, o Google não cobra uma taxa do lojista para que seus produtos apareçam na pesquisa. Ele também não aceita pagamentos para que determinadas ofertas sejam exibidas primeiro na lista de resultados. Em vez disso, o site de buscas ganha dinheiro exibindo anúncios associados à pesquisa do usuário.
Do ponto de vista do consumidor, o Google Product Search é parecido com outros comparadores de preço. Quando alguém faz uma busca, o serviço mostra uma descrição do produto, o preço mínimo encontrado e uma avaliação (de uma a cinco estrelas) feita pelos usuários. Mais abaixo, vem a lista de lojas com os respectivos preços — cada uma também com uma avaliação dos usuários. No final, ficam os comentários sobre o produto e uma lista de itens similares.
 

Catálogo de produtos - Para participar do serviço, o lojista faz um cadastro no site Central do Comerciante (Google Merchant Center). Depois, seu sistema de comércio eletrônico precisa gerar um arquivo com os dados do catálogo de produtos e mantê-lo atualizado. Os servidores do Google usarão esse catálogo para a pesquisa de preços.

Nome mutante - Quando estreou nos Estados Unidos, em 2002, o serviço se chamava Froogle, uma mistura de frugal com Google. Mas os americanos achavam esse nome esquisito. Em 2007, ele foi mudado para Google Products e, depois, para o nome atual. É possível que o Google traduza o nome para o português, chamando-o de Busca de Produtos ou algo similar. O Google Merchant Center já aparece, nos textos em português da empresa, com o nome Central do Comerciante.
 
Fonte: Info

Quer nos seguir no Twitter?

Ou prefere Facebook?

27 maio 2011

DESIGN - Ecco Vehicle, elegante, bonito e eco-friendly

Ecco promete:

"
Zero emissões. Zero culpa. Ilimitado espaço para sonhar.
"

Ecco foi projetado pela adNAU, e segue os passos dos carros bonitos, elegantes e eco friendly. Dá uma olhada:


No exterior, é usado alumínio e vidro. O formato alinha-se ao vento e fica próximo ao chão. Promete maior aerodinâmica. Resulta em um interior mais amplo. Além disso, o carro é elétrico e pode ser carregado em qualquer estação de abastecimento a 240V. E ainda estende seu acesso a regiões sem eletricidade, já que tem painéis solares que provém energia ao carro.






Carro, esse, que quando estacionado, pode tornar-se um espaço confortável e de descanso para seus passageiros.



Belo projeto apresentado pela adNAU.

Fonte: Fubiz, Behance

Quer nos seguir no Twitter?
Ou prefere Facebook?

26 maio 2011

CONSUMO - Ações de marketing em escolas não são bem vistas pelos pais


O Projeto Criança e Consumo, do Instituto Alana, promoveu pesquisa através do Datafolha para ver o que os brasileiros acham das ações de marketing direcionadas para crianças - dentro das escolas.

- 56% da população discorda da presença de ações de comunicação das marcas e marketing dentro das escolas.
- 33% acredita que as escolas não são lugares para vender produtos
- 22% afirma que as crianças podem ser levadas a consumir produtos prejudiciais a las
- 20% diz que os alunos não estão aptos a realizar escolha de compras
- as classes C, D e E são as que se preocupam com esse tipo de interação com as empresas

A pesquisa foi realizada com 2.061 pessoas acima de 16 anos, com ou sem filhos.


O Projeto Criança e Consumo tem o objetivo de despertar a consciência crítica dos brasileiros em relação ao consumo. Desde 2005 debate e aponta meios que minimizam os impactos negativos causados pelos investimentos maciços na mercantilização da infância e da juventude, trabalhando em três áreas, de forma interdisciplinar: Jurídico-Institucional, Educação e Pesquisa e Comunicação e Eventos.

No Brasil, ainda não há uma legislação definida que regule esta atuação das marcas nas escolas.

Fonte: Portal Exame, Instituo Alana

Quer nos seguir no Twitter?
Ou prefere Facebook?

25 maio 2011

DESING - Heinz relança embalagem antiga


estética retrô é uma ótima estratégia para mexer com a emoção dos consumidores. Quem pretende confirmar isso agora é a Heinz, que está relançando seu ketchup em uma embalagem antiga.

Comercializado pela primeira vez em 1876, o carro-chefe de vendas Heinz manteve as icônicas garrafas de pescoço longo e tampa de metal até 1990, quando as substituiu pelas de plástico "squeezable". A ideia veio da observação de que muitos consumidores da marca ainda a associam à garrafa de vidro e até questionam onde a "antiguidade" é vendida.

A edição limitada terá ainda a ilustração original no rótulo, para comemorar os 135 anos da marca. A versão "vintage" será vendida até agosto, apenas nos Estados Unidos.
 
Fonte: Portal Exame
 
Quer nos seguir no Twitter?
Ou prefere Facebook?

24 maio 2011

ARQUITETURA - Bloomframe, a janela que vira sacada


A ideia foi em 2007, ano em que foi patenteada, idealizada pelo grupo de arquitetos holandeses Hofman Dujardin. Desde então, ganhou diversos prêmios de design, o que levou o departamento de pesquisas Hurks Geveltechniek, que fica em Veldhoven na Holanda, transformar o conceito em um protótipo funcional.


Para transformar sua janela em sacada só é necessário pressionar um botão e aguardar 15 segundos. A estrutura da Bloomframe é extremamente sólida e possui design transparente e elegante, comportando duas pessoas confortavelmente. E para provar a resistência ao peso, só dar uma olhada nessa foto:




A Bloomframe poderá ser ajustada de acordo com o cliente, com a inclusão de materiais personalizados e a opção de trocar o chão de vidro por um não transparente, caso você se incomode com os seus vizinhos de baixo olhando para cima. 


A janela/sacada pode ser usada em diversos ambientes. Pode ser facilmente colocada em apartamentos e hotéis, que poderiam adicionar um terraço para os seus quartos de luxo, e ter um papel significativo no mercado imobiliário.


Fonte: TechTudo

Quer nos seguir no Twitter?
Ou prefere Facebook?

23 maio 2011

CONSUMO COLABORATIVO - Propagandas por crowdfunding passam mensagens sociais

Propagandas criadas por consumidores não é novidade. Está ligada, até, ao conceito de Inovação Aberta, já tratado aqui no blog algumas vezes (como nessa postagem e nessa).


Uma empresa dinamarquesa, no entanto, resolveu ir além. A spredbudskabet.dk/ promove não só comerciais criados por "pessoas comuns", como estes comerciais são financiados através do conceito de crowdfunding (para saber mais, clique aqui) e passam mensagens positivas, sem fins comerciais.

A spredbudskabet.dk começa por fazer um levantamento e identificação de mensagens positivas e relevantes para o público dinamarquês. Depois, coloca vídeos e posteres relacionados no site, aberto ao público. Por fim, através de parcerias com grandes redes locais como TV 2 e Clear Channel, possibilita a veiculação das mensagens. Para isso, o público pode "doar" recursos para determinada mensagem, ou seja, ela é veiculada a partir do conceito de crowdfunding. O site também permite compartilhar os materiais via redes sociais.


Fonte: SpringWise

Quer nos seguir no Twitter?
Ou prefere Facebook?

20 maio 2011

DESIGN - SoftRocker possibilita solução sustentável, útil e confortável

Soft Rocker é uma cadeira longa e confortável, elaborada por estudantes do MIT. A grande sacada da cadeira, além do belo design, é que ela é iluminada a base de energia solar. Além de melhorar as condições para leitura, também tem tomada, para recarregar seu celular ou iPod, por exemplo.









Fonte: Fubiz

Quer nos seguir no Twitter?
Ou prefere Facebook?

19 maio 2011

INSPIRAÇÃO - Frans Lanting demonstra união entre técnica e oportunidade em fotografias incríveis

Então, sabe dizer se essa imagem é obra da natureza ou do homem?


O que você está vendo aqui não é uma pintura. Não é um trabalho de Photoshop nem uma obra de renderização. É uma fotografia clicada por Frans Lanting, da National Geographic, capturando árvores no Parque Namib-Naukflut, no momento mais perfeito possível.

A explicação?
Bem, o fundo laranja trata-se de uma duna refletindo o sol nascente na Namíbia.  E enquanto as árvores parecem resultado de um sonho maluco, elas são bem reais e fazem parte de um dos maiores parques nacionais do país. É lindo, é sereno, é surreal. 

Incrível não?
As obras de Frans Lanting, que podem ser conferidas no website dele, são fantásticas. Vale muito conferir e prestigiar o trabalho do fotógrafo. A união de bons equipamentos, técnica e oportunidade resultam, de fato, em obras primas quase inacreditáveis.

Fonte: Gizmodo

Quer nos seguir no Twitter?
Ou prefere Facebook?

18 maio 2011

MARKETING - Marketing de guerrilha, exemplos e cuidados

Guerrilha é um termo que se refere originalmente à estratégia em que os combatentes se movem com extrema rapidez, geralmente com poucos equipamentos, mas contam com ataques-surpresa aos inimigos. Nesses casos, o investimento em material bélico não é grande, mas guerrilheiros conhecem muito bem o terreno de combate e, muitas vezes, contam com a ajuda da população.

A expressão foi reaproveitada para dar nome ao tipo de ação de marketing que ocorre sem investimentos altos e, na maioria dos casos, em uma curta duração de tempo, mas suficiente para chamar a atenção de um grande número de pessoas.

Por acontecerem fora das mídias convencionais, justamente com o objetivo de surpreender o público e gerar conteúdo espontâneo nas mídias sociais, devem "sair do quadrado", ser criativas, extremamente originais e impactantes. E, claro, com um resultado positivo para a marca.

Veja alguns exemplos:


Tabu América Latina, da NatGeo
Para promover a séria "Tabu América Latina", sobre práticas culturais das comunidades latino-americanas, a NatGeo chamou o blogueiro Rafael Mendes para ficar suspenso, em plena Avenida Paulista, por ganchos em sua própria pele. A ação durou cerca de duas horas e internautas podiam interagir via Twitter, pela hashtag #tabu ou pelo site da ação.


A memória é frágil, Post-it
Para promover o uso de post-it entre estudantes, a agência peruana El Garaje Lowe criou este recado, moldado em gelo, e colocou em frente a uma universidade. Ao longo do dia, o derretimento do gelo reforçava a "efemeridade da memória" e a necessidade de usar o Post-it, claro.


Esta vaga não é sua nem por um minuto, Agência Getz
Criada para conscientizar a população a respeito das vagas para deficientes, o filme, publicado em redes sociais, mostra uma situação invertida, onde um cadeirante "estaciona" seu equipamento em uma vaga de estacionamento regular. Foi criado, inclusive, uma conta no Twitter para denúncias @estavaganaoesua.


Nissan
A Nissan faz boas apostas em guerrilha. O vídeo mostra uma ação na Alemanha, onde se colocou adesivos da marca em carros Porsche, com os dizeres "Gostaria de ver por outra perspectiva?". Resultado? Aumento de 23% em test drive durante as duas semanas de campanha.


Caixas, da P&G
Alguém lembra das caixas assustadores da P&G do ano passado? A ideia era espalhá-las pelo Rio de Janeiro, para despertar curiosidade da população. Com os ataques dos traficantes, na época, gerou-se, no entanto, medo e desconfiança, incluindo ações do Esquadrão Antibombas.


Chuva de Twix, Mars
E outro "bafafá" do ano passado: a chuva de Twix que tava mais para garoa. Alta divulgação e mal planejamento geraram insatisfação dos presentes e grande onda de críticas, principalmente via web, até meses depois do acontecido.


Um outro post, bem relacionado com esse assunto (principalmente a este último exemplo) é este aqui.


Quer nos seguir no Twitter? 
Ou prefere Facebook?

17 maio 2011

EMPREENDEDORISMO - Leituras clássicas dos negócios viram quadrinhos



As seções de quadrinhos das livrarias norte-americanas prometem ganhar a atenção de empreendedores e executivos nos próximos meses. Adorados por crianças e adolescentes geeks, os famosos livros ilustrados deverão fazer a cabeça de homens e mulheres interessados no crescimento de seus negócios.
Isso porque uma parceria entre as editoras Round Table Companies e Smarter Comics colocará no mercado seis títulos clássicos de negócios em formato de historinhas. O objetivo é facilitar a leitura e a compreensão das mensagens contidas nos textos originais. A notícia foi publicada esta semana pelo site da revista Inc.
Entre os livros que ganharão versão ilustrada estão “Como Ser um Grande Vendedor”, de Tom Hopkins, e “A Arte da Guerra”, de Sun Tzu. Ao contrário da maioria dos quadrinhos, estes lançamentos não terão heróis como protagonistas, mas reproduzirão situações cotidianas que exemplifiquem, por meio de diálogos, os capítulos dos livros.


As publicações terão, no máximo, 50 páginas e, além das livrarias tradicionais ou especializadas em quadrinhos, ganharão versões digitais para iPads e iPhones.
Segundo Corey Michael Blake, presidente da Round Table Companies, existe neste empreendimento uma grande chance dos livros de negócios atraírem a atenção de jovens que, por enquanto, passam bem longe das prateleiras lotadas de títulos de marketing, vendas e MBA’s. “Deveremos também formar futuros empreendedores”, ele aposta.
 
Fonte: PapodeEmpreendedor
 
Quer nos seguir no Twitter?
Ou prefere Facebook?

16 maio 2011

COMUNICAÇÃO - AT&T inova e surpreende com propaganda gráfica

AT&T é uma empresa americana de telecomunicações, líder de mercado (em seu auge, chegou a alcançar 94% do mercado).

Agora, surgiu com uma campanha inovadora e diferente, misturando sua abrangência global e a arte. O resultado foram materiais gráficos, nos quais mãos pintadas pelo artista Guido Daniele representam países, com o intuito de captar a atenção das pessoas e trazer um pouco de fantasia para elas. Logo abaixo temos um vídeo do making off da campanha, com mais detalhes.
Ainda vale a citação do Diretor Criativo da campanha da AT&T, Brian Locascio:

"
Usar as mãos para representar países é uma forma artistíca de fazer as pessoas pararem e pensar.
"
Essa primeira é do Brasil:






















Fonte: Wikipedia, YouTube, AT&T

Quer nos seguir no Twitter?
Ou prefere Facebook?

13 maio 2011

SUSTENTABILIDADE - Estilo, design e eco-friendly na morada de container

Apesar de ser uma ideia comum, o uso da reciclagem em projetos de arquitetura nem sempre implica a desvalorização da estética e do design.


Este projeto, da empresa norte-americana Poteet Architects, é prova disso. Os profissionais utilizaram conceitos sustentáveis para transformar um contêiner naval em uma pequena residência no Texas, nos Estados Unidos.




Graças ao visual moderno dos acabamentos e da decoração, dá até para esquecer que a estrutura serviu para transportar mercadoria no passado. No interior, as paredes e o piso são revestidos com madeira compensada de bambu. Os tons de vermelho e azul – cor do exterior do contêiner – predominam nos móveis e objetos. As grandes portas e janelas de vidro permitem intensa entrada da luz natural, diminuindo o uso de energia. E as atitudes verdes não param por aí: a construção tem ainda um jardim sobre o telhado – para manter a temperatura interna mais fresca sem utilizar ar-condicionado – e um sistema para captar a água das chuvas e reutilizá-la no banheiro. Veja mais fotos: 







Quer nos seguir no Twitter?
Ou prefere Facebook?

INEX
| PORTO ALEGRE | SÃO PAULO | BRASIL
www.inexestrategia.com.br