Fonte: Meio & Mensagem
Cláudia Bredarioli
Levantamento realizado pelo DataFolha para a F/Nazca aponta ainda que cerca 28 milhões pessoas já acessam à internet em locais públicos
Dados coletados pelo DataFolha para a F/Nazca apontam que os brasileiros conectados à internet são quase 50 milhões. Segundo a pesquisa, 39% da população, considerando apenas os cidadãos com mais de 16 anos, acessam a rede mundial de computadores e, destes, 42% têm o hábito de inserir algum conteúdo na internet.
Dados coletados pelo DataFolha para a F/Nazca apontam que os brasileiros conectados à internet são quase 50 milhões. Segundo a pesquisa, 39% da população, considerando apenas os cidadãos com mais de 16 anos, acessam a rede mundial de computadores e, destes, 42% têm o hábito de inserir algum conteúdo na internet.
Dentre os resultados, que serão divulgados a partir desta segunda-feira, destaca-se ainda o crescimento exponencial do acesso em locais públicos, com aumento de sete vezes em relação ao observado em 2001, atingindo um total de 28 milhões de pessoas. Desse modo, a preferência por locais de acesso entre os brasileiros divide-se entre a própria casa (48%), casa de amigos ou parentes (40%), trabalho (32%) e outros lugares (57%), que compreendem lan houses, instituições de ensino, entre outros.
Outras informações também chamam a atenção: ainda que tenha maior participação entre as classes A e B (de 69%), 38% das pessoas da classe C e 16% das classes D e E também têm acesso à rede. Além disso, há destaque para a região Nordeste com a maior média dentre os usuários que costumam colocar conteúdo na rede, tendo como principal motivo o interesse de relacionar-se com outras pessoas.
A pesquisa foi realizada pelo DataFolha nos dias 19 e 20 de março de 2007, com 2.166 entrevistas pessoais - distribuídas segundo a proporção da população brasileira por regiões, estados, capitais/interior -, com cidadãos acima de 16 anos, em mais de 200 municípios. A margem de erro é de dois pontos porcentuais para cima ou para baixo.
Os resultados surpreenderam até mesmo quem encomendou a pesquisa: “Acho que esses dados começam a nos dar um esboço do porquê do sucesso da internet no Brasil. Na verdade, é porque somos pobres. Por isso a possibilidade de acesso a uma tecnologia abrangente, barata e de fácil manuseio abre novos horizontes”, diz Fernand Alphen, diretor de planejamento da F/Nazca.
“Isso reforça a idéia de que quanto mais periférico o país, mais são populares os meios digitais, por atenderem a um certo desespero pela inserção. É o que explica o fato de um pen drive pendurado no pescoço ter se tornado símbolo de status na periferia”, completa.
Apesar dessas possibilidades, há que se considerar, contudo, que quase 78 milhões de brasileiros - pelos dados da F/Nazca - ainda estão desconectados da rede. Ainda assim, os dados do DataFolha apontam para um universo maior de internautas brasileiros do que se tinha notícia até agora. Claro que o número interessa ao mercado publicitário - que há alguns anos vem buscando a valorização de suas ações e dos espaços em mídia digital, justamente com base em informações divergentes de audiência -, mas essa divulgação também abre espaço para a discussão em torno do real tamanho desse mercado.
Somado a isso, temos os dados do Comitê Gestor de Internet no Brasil que apontam que 54,35% dos cidadãos brasileiros nunca utilizaram um computador, enquanto 66,68% nunca acessaram à internet, segundo a pesquisa TIC Domicílios e Usuários de julho/agosto de 2006, sobre o uso das tecnologias da informação e da comunicação no Brasil, realizada anualmente em todo o território nacional.
30/07/07
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