Fonte: Revista Amanhã
Fernanda Arechavaleta
O Second Life (SL) mal começou a ser utilizado como ferramenta comercial e de marketing e algumas empresas já optaram por deixar o ambiente virtual de lado. Segundo informações da revista Forbes, multinacionais como Coca-Cola, IBM, Reebok e Toyota estariam desistindo de seus investimentos no mundo virtual criado pela Linden Labs – empresa desenvolvedora do SL. "Uma série de companhias entrou no ambiente com a idéia de fazer mídia gratuita, mas não conseguiu criar um serviço suficientemente interessante para o público do Second Life. Então, elas decidiram sair de cena", evidencia Vinícius Pinheiro, diretor da Vialak – empresa desenvolvedora de ambientes virtuais no "metauniverso".
Mesmo assim, especialistas acreditam que muitos programas parecidos com o Second Life devem proliferar nos próximos anos. Além disso, o aparente ceticismo das empresas norte-americanas em relação ao metauniverso ainda não se reflete nas companhias do Brasil. Na última semana, a editora paulista Aleph lançou seu primeiro livro via Second Life; e a Datasul anunciou sua estréia no mundo virtual. "Hoje, não temos a intenção de vender nada, apenas reforçar a imagem da nossa marca", destaca Marcelo dos Santos, diretor de marketing corporativo da Datasul. Além disso, a companhia utilizará o software para fazer treinamentos e como canal de comunicação com os clientes.
26/07/07
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