VALOR ECONOMICO
De São Paulo
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As vendas do comércio varejista brasileiro aumentaram 0,5% em maio, puxadas pelos setores de vestuário, móveis e eletrodomésticos, segundo pesquisa divulgada ontem. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que na comparação anual o aumento foi de 10,5%, bem acima dos esperados 8,5%. No ano, a expansão é de 4,6%. "Este desempenho continua refletindo o aumento do poder de compra da população", disse o IBGE em nota.
O economista-chefe da GAP Asset Management, Alexandre Maia, considerou os números positivos: "Os dados vieram acima das expectativas e consolidam um quadro de forte expansão do consumo ao longo deste ano, que tem a ver com aumento da renda, queda dos juros e estabilidade econômica."
As vendas de tecidos, vestuário e calçados subiram 7,6% mês a mês, enquanto em móveis e eletrodomésticos a alta foi de 3,1%. As vendas de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo tiveram variação positiva de 0,1%, enquanto as de combustíveis e lubrificantes caíram 1,2% e as de veículos, motos, partes e peças declinaram 0,1%. Na comparação com maio de 2006, todos os setores tiveram aumento nas vendas. No confronto anual, o maior impacto positivo veio de hipermercados, com avanço de 8,2%.
O economista-chefe da GAP Asset Management, Alexandre Maia, considerou os números positivos: "Os dados vieram acima das expectativas e consolidam um quadro de forte expansão do consumo ao longo deste ano, que tem a ver com aumento da renda, queda dos juros e estabilidade econômica."
As vendas de tecidos, vestuário e calçados subiram 7,6% mês a mês, enquanto em móveis e eletrodomésticos a alta foi de 3,1%. As vendas de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo tiveram variação positiva de 0,1%, enquanto as de combustíveis e lubrificantes caíram 1,2% e as de veículos, motos, partes e peças declinaram 0,1%. Na comparação com maio de 2006, todos os setores tiveram aumento nas vendas. No confronto anual, o maior impacto positivo veio de hipermercados, com avanço de 8,2%.
A pesquisa informou ainda que a receita nominal do comércio varejista cresceu 1% em maio na comparação com abril e 11,4% ante o mesmo mês do ano passado. No acumulado do ano, a receita apresenta elevação de 6,2%.
Levantamento do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), da Associação Comercial de São Paulo mostra que o desempenho do comércio na capital paulista continuou se expandindo na primeira quinzena deste mês. Nesse período, as consultas ao SCPC aumentaram 7,5% na média diária em relação à mesma quinzena do ano passado. O SCPC funciona como um indicativo das vendas a prazo. Nas consultas ao UseCheque, termômetro das vendas à vista, o aumento foi de 5,7% em igual comparação.
Os indicadores aparecem negativos, entretanto, se consideradas as consultas computadas no total dos dias. Nesse caso, os acessos aos SCPC caíram 0,8% em relação à mesma quinzena de julho de 2006 e no UseCheque a baixa foi de 2,4%.
Levantamento do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), da Associação Comercial de São Paulo mostra que o desempenho do comércio na capital paulista continuou se expandindo na primeira quinzena deste mês. Nesse período, as consultas ao SCPC aumentaram 7,5% na média diária em relação à mesma quinzena do ano passado. O SCPC funciona como um indicativo das vendas a prazo. Nas consultas ao UseCheque, termômetro das vendas à vista, o aumento foi de 5,7% em igual comparação.
Os indicadores aparecem negativos, entretanto, se consideradas as consultas computadas no total dos dias. Nesse caso, os acessos aos SCPC caíram 0,8% em relação à mesma quinzena de julho de 2006 e no UseCheque a baixa foi de 2,4%.
17/07/07
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