18 janeiro 2008

COMUNICAÇÃO - Investimento mundial em publicidade poderá crescer 4,6% em 2008

Fonte: Portal da Propaganda

A Universal McCann, agência de mídia sediada em Nova Iorque, realizou recentemente um estudo para avaliar mundialmente os investimentos em publicidade durante o ano de 2007 e prever os números para 2008. De acordo com o relatório, serão investidos US$ 653,9 milhões globalmente em comunicação publicitária, o que representa um aumento de 4,6% em relação a 2007. O estudo aponta que, apesar de uma eminente recessão nos EUA, o país conseguirá manter seu volume de investimento graças a acontecimentos como o Super Bowl (grande final de futebol americano, evento mais assistido no mundo inteiro), a Olimpíada de Pequim e a eleição presidencial estadunidense.
Estima-se que nos EUA o crescimento será menor do que no restante do mundo, alcançando acréscimo de 3,7% com relação à 2007, quando foram investidos cerca de US$ 294,4 milhões. O estudo afirma que, no geral, “a economia local crescerá com relação ao ano anterior, porém, não tanto como alguns esperam e não tão pouco como temem muitos”. O informe acrescenta que, no país, certamente o investimento esperado para 2008 não irá se repetir em 2009, certamente porque no próximo ano não haverá Olimpíadas ou eleições presidenciais.
Com relação ao ano de 2007, o único aumento em investimento nos EUA foi registrado na internet e em outras formas de marketing digital, que alcançaram um acréscimo de 20% na comparação com 2006. Por sua vez, o setor automobilístico foi um dos que obtiveram o pior desempenho, caindo 18% em relação ao exercício anterior.
De acordo com o estudo, o restante do globo terá um desempenho superior ao dos EUA, sobretudo Argentina, China e Rússia – com expectativa de crescimento na casa dos dois dígitos. O Brasil também foi mencionado no estudo como um dos países que registrarão um bom desempenho quanto aos volumes de investimento publicitário para este ano.
Para alguns países específicos, o ano de 2007 teve porcentagens de crescimento representativas na comparação com o ano anterior. A Argentina apresentou o maior crescimento, com 35%. A China obteve 28%, enquanto a Rússia ficou em terceiro lugar, com 15,8%. A Polônia apresentou crescimento de 12,8%; Filipinas e Índia tiveram 10%. O Brasil aparece na 7ª posição, com um crescimento em investimento de 9%.
Maiores crescimentos da história
Segundo o estudo, após os investimentos mundiais em publicidade terem atingido os US$ 275,9 milhões em 1990, quinze anos mais tarde esses números dobrariam, sendo que os anos de 1995 e 2004 foram os que apresesentaram os maiores volumes desses últimos tempos, atingindo um crescimento percentual na casa dos dois dígitos.
17/01/2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário


INEX
| PORTO ALEGRE | SÃO PAULO | BRASIL
www.inexestrategia.com.br