08 janeiro 2008

MARCA - Xerox reformula logotipo para fugir de imagem tradicional.

Fonte: Portal EXAME

A um custo de milhões de dólares só no Brasil, a empresa subsituirá o logotipo tradicional por um novo, na expectativa de se associar a outros setores, além das fotocópias.

Uma das 60 marcas mais valiosas do mundo, segundo o ranking da revista americana Business Week, a Xerox anunciou nesta segunda-feira (07/01) a reformulação de seu logotipo, num lance que a própria empresa classificou como "a maior mudança na identidade corporativa da história da companhia".

O novo logo mostra o nome da empresa com uma fonte mais arredondada que a do anterior, além de um globo vermelho cortado por dois traços que se cruzam, numa menção à letra "x", a primeira do nome da empresa, e ao conceito que a empresa pretende reforçar, no processo de reposicionamento de marca, o de "conexão entre empresas, consumidores e mercados" (veja abaixo a comparação do logotipo anterior, à esquerda, com o novo, à direita).


"A mudança (do logo) é uma forma de refletir o que somos atualmente, uma empresa com foco no cliente, idéias inovadoras e serviços de documentação e conteúdo, e não mais uma provedora de máquinas de fotocópia", explica o diretor executivo de marketing da Xerox no Brasil, Fábio Neves.

Hoje os negócios da empresa estão concentrados em três grandes áreas de atuação: fornecimento de impressoras para venda no varejo, processamento de documentos para empresas e impressões em grande volume para companhias de setores como o gráfico e o publicitário.

No entanto, a imagem da empresa segue bastante associada à de fabricante de fotocopiadoras, as "máquinas de xerox", como muitas vezes são chamadas, num exemplo claro de associação entre o produto e a marca.

A expectativa, segundo Neves, é que a Xerox consiga expandir a confiança do consumidor na marca para produtos de outros setores e, de quebra, conquiste um reconhecimento de melhora de imagem por parte dos investidores.

Custo milionário

A matriz americana da Xerox esclarece em nota que a substituição do logotipo anterior pelo novo em todos os espaços onde o primeiro aparece – documentos, banners, fachadas, sites, entre outros – será realizada gradualmente e pode levar até 18 meses para ser concluída em todo o mundo. No Brasil, a previsão é de que a mudança nos mais de 200 itens onde deve ocorrer seja concluída até o fim de 2008.

A companhia não divulga o custo do processo de reformulação, mas o custo estimado, apenas no Brasil, é de "alguns milhões de dólares", segundo Fábio Neves.


08/01/2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário


INEX
| PORTO ALEGRE | SÃO PAULO | BRASIL
www.inexestrategia.com.br