18 agosto 2008

BUSINESS - O cliente sempre tem razão (e algumas boas idéias)

Fonte: Amanhã

A agência de viagens Porto Brasil estava procurando uma maneira de expandir seus negócios no Sul do país. A solução foi encontrada quase por acaso, graças a um pedido de um cliente pra lá de exigente – o HSBC. Tudo começou em 2006, quando o banco adquiriu um software para gerenciar as reservas e compras de passagens aéreas de seus funcionários no Brasil. Conhecida como Reserve, a ferramenta agiliza a compra dos bilhetes e ajuda o HSBC a buscar sempre as tarifas mais baixas, o que é essencial para uma companhia que mantém quase oito mil funcionários em trânsito constante de norte a sul do país. Mas havia um problema: quem iria gerenciar o software? Foi ai que o HSBC chamou a Porto Brasil. A agência de viagens se habituou ao serviço, aprendeu a utilizá-lo – e decidiu transformá-lo em uma nova frente de negócios.
O passo decisivo foi dado recentemente, quando a Porto Brasil adquiriu uma licença própria do Reserve, cujos direitos pertencem à Solid Viagens e Turismo, do Rio de Janeiro. A partir daí, a agência de viagens gaúcha desenvolveu uma nova modalidade que permite ao cliente utilizar os benefícios software sem ter de adquiri-lo por completo. “É possível adaptá-lo à política de viagens de qualquer empresa”, garante Ana Cláudia Costa, executiva da Porto Brasil. Com o serviço, os próprios funcionários de uma empresa podem reservar suas passagens sem ter de envolver outros departamentos no processo. O próprio software se encarrega de averiguar se está tudo certo. Por exemplo: na compra de uma passagem, a ferramenta direciona o funcionário para as tarifas mais baratas. “Se ele escolhe uma tarifa mais alta, então o software pede uma justificativa”, diz Daniele Ducate, gerente de operações do HSBC.
O sistema, que também faz a reserva em hotéis, ainda ajuda a conscientizar. “Devido às emissões de gás carbônico em viagens aéreas, a cada solicitação o Reserve exibe uma mensagem que questiona se realmente a viagem é necessária”, diz Daniele.
18/08/2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário


INEX
| PORTO ALEGRE | SÃO PAULO | BRASIL
www.inexestrategia.com.br