13 julho 2009

CONSUMO - Social Shopping

Por Guilherme Soares

Depois que a internet 2.0 permitiu a troca rápida de informações entre os usuários surge o conceito de "Social Shopping", que é de certa forma uma maneira de valorizar as opiniões e decisões dos consumidores de determinado produto. Ao ser aplicado no comércio virtual, permite aos consumidores interagirem em uma mistura de rede social com fórum.

Através de tags e comentários, os usuários compartilham conhecimentos sobre produtos ou serviços, revelando ofertas de melhores preços, vantagens e desvantagens da sua utilização, experiências próprias com o produto, etc. Com esta interação, os prováveis consumidores do produto ou serviço em debate, poderão ter mais certeza na hora da escolha, ou pelo menos, a opinião de outras pessoas.

Um exemplo de Social Shopping é o site BuscaPé.com.br, que permite aos usuários trocarem informações sobre diversos produtos. Exemplo abaixo:

Olhando pela internet, encontrei um software que promete fazer a mensuração de variáveis das opiniões de usuários sobre determinado produto. O software calcula desde número de comentários positivos e negativos que o produto recebeu, até a tendência de popularidade. O nome do software é Voxtrot e pode ser encontrado em www.crimsonhexagon.com. Não utilizei, mas achei boa a proposta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


INEX
| PORTO ALEGRE | SÃO PAULO | BRASIL
www.inexestrategia.com.br