01 julho 2009

INOVAÇÃO - Design e Material BMW, Modelo Gina.

Fonte: Portal Quatro Rodas

O BMW Gina Light Visionary model é um protótipo que traz uma nova abordagem para o termo flexibilidade. Por mais que estejamos habituados a ouvir que certo carro é flexível por rodar com mais de um tipo de combustível, este roadster à mostranomuseu da BMW em Munique (Alemanha),aposta na adaptação de suas formas ao gosto de seu dono.
O nome GINA refere-se a Geometry and Functions In 'N' Adaptions ('N' Adaptações para Geometria e Função) e seu grande feito é deixar de lado as chapas de aço e ser construído em tecido. A estrutura usa materiais simples e, no lugar das partições de capô, portas, pára-lamas e pára-choques, existem apenas quatro grandes unidades. A começa na parte dianteira, passa pela extremidade do pára-brisa e atinge a extremidade de baixo das portas. Deste ponto partem os grandes painéis laterais que terminam na traseira. O conjunto é completado pelo deck traseiro. Cada um desses componentes da carroceria possui elementos passíveis de modificação por meio de sistemas elétricose eletro-hidráulicos.

A inteligência artificial também está presente no GINA. Em situações de baixa luminosidade, os faróis em dupla parábola abrem-se como pálpebras, mudando o contorno da dianteira. Na parte traseira, as luzes da lanterna podem ser avistadas através do tecido translúcido. Outro comportamento mutável está presente na extremidade que, para manter o equilíbrio do veículo, permite a aerofólio surgir como uma crista, esticando o tecido.

Em nome de um maior desempenho também pode-se modificar o tamanho dos dutos de ar e da estrutura lateral. A chuva não fará com que você procure um espaço na secadora para pendurar este BMW. A trama do tecido consegue repelir água e não ficará amarrotado aosecar, pois os cabos feitos em metal e carbono conseguem esticar a carroceria de maneira eficiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


INEX
| PORTO ALEGRE | SÃO PAULO | BRASIL
www.inexestrategia.com.br