30 junho 2011

INTERNET - O que pode acontecer em 60 segundos

Pouca coisa? Será?

Já que estamos no Dia Internacional das Mídias Sociais, que tal vermos o que acontece na rede em 60 segundos...



Mudou de ideia?


E que tal as diversas formas de fazer todas essas coisas?




Fonte: PSFK


Quer nos seguir no Twitter?
Ou prefere Facebook?

28 junho 2011

INTERNET - Twitter lança o #TfN - Twitter for Newsrooms - para auxiliar em pesquisas na rede

O Twitter inaugurou nesta segunda-feira, 27, o Twitter for Newsrooms (#TfN), um guia para ajudar jornalistas a usarem a plataforma de maneira mais eficiente. A página contém quatro tópicos com dicas que prometem facilitar a vida de quem trabalha com informação.


"
Queremos tornar nossas ferramentas mais fáceis de se usar para que você possa se focar no seu trabalho: encontrar fontes, verificar fatos, publicar histórias, promover seu trabalho e a si mesmo – e fazer isso mais rápido
"
Twitter


É sabido que o Twitter é usado como ferramenta pelos jornalistas para encontrar fontes mais rapidamente. Por isso, o #TfN foi criado.
Como apresentado, o conteúdo é dividido em:


Report: contém dicas e estratégias para encontrar fontes e fazer pesquisas, além de falar do uso móvel do microblog.
Engage: traz um glossário, alguns exemplos de tweets que chamam mais atenção e dicas para divulgar uma marca na rede. 
Publish: informações acerca da quantidade de conteúdo postado no site e links para o guia oficial sobre os tweets, nomes de usuários e hashtags; para a área que explica como colocar gadgets do Twitter em outros sites; e para baixar os logos oficiais do microblog.

Extra: possui alguns adicionais, como os perfis oficiais, os blogs oficiais e os traduzidos.


#ficaadica

Fonte: Portal Exame

Quer nos seguir no Twitter?
Ou prefere Facebook?

27 junho 2011

EMPREENDEDORISMO - Pequenos podem lucrar com impressoras 3D

Com preços cada vez mais acessíveis, as impressoras 3D estão transformando-se em fonte de receita para pequenos negócios, que utilizam os equipamentos para produzir protótipos e maquetes com maior agilidade custos menores.


A HP deu sua contribuição para o desenvolvimento do mercado, lançando no final do ano passado a Designjet 3D, primeiro modelo de um grande fabricante a atingir um patamar de preço considerado razoável pelo mercado. Fruto de uma parceria com a Stratasys, que desenvolveu a tecnologia do produto, o equipamento foi lançado por menos de 17,5 mil dólares no mercado europeu – e o preço só vem caindo desde então.
 
Apesar de considerado um produto de nicho (para arquitetos, engenheros e designers), há uma numerosa gama de possibilidades de uso, como maquetes, plantas 3D, protótipos e até avatares, como exposto anteriormente.
Ainda não é vislumbrado como "fábrica de garagem", principalmente no Brasil. No entanto, é percebido como oportunidade para os pequenos empresários, já que possibilita uma solução de qualidade a menor custo.
 
Um exemplo bem básico para utilização desta tecnologia é essa empresa, localizada na La Rambla, em Barcelona. Ponto turístico certo dos visitantes da cidade, os empreendedores criaram uma forma de tornar a visita única, através do projeto "Be your own souvenir":
 
 
Fonte: Portal Exame
 
Quer nos seguir no Twitter?
Ou prefere Facebook?

TECNOLOGIA - Câmera fotográfica Lytro revolucionará mercado

Simplesmente demais!!


A recém fundada Lytro promete revolucionar a forma de capturar imagens. Um clique possibilita a captura de todos objetos no recinto.

O lema da Lytro é ”clique já e focalize depois”, que desenvolve as chamadas câmeras de campo luminoso. Elas não focalizam um plano específico como acontece com as máquinas fotográficas e filmadoras atuais. Em vez disso, capturam todos os raios de luz em todas as direções.
Essa informação luminosa é transformada em fotos em que o observador pode navegar, focalizando qualquer objeto existente no ambiente. Ao observar a foto, pode-se usar o mouse para escolher o ponto de foco. Se um objeto aparece desfocado, basta clicar nele para que fique nítido. A técnica permite explorar a cena e ir descobrindo o que existe nela.


Essa possibilidade, de quase interação com a fotografia, torna o jargão da empresa "fotografias com vida" bastante alinhado. Você tira a foto e trabalha com ela depois, praticamente revivendo o momento e selecionando pontos importantes daquele momento.
Falando assim fica um pouco difícil de imaginar, mas entrando no site da Lytro, há uma galeria de fotos que permite interação com fotografias tiradas pelas máquinas revolucionárias.

Ren Ng, fundador e CEO da Lytro, começou a pesquisar a fotografia de campo luminoso nos anos 90, na universidade de Stanford, na Califórnia. No início, para produzir uma foto desse tipo era necessário reunir 100 câmeras, que tinham suas imagens processadas por um computador poderoso. Agora, ele diz que desenvolveu um novo tipo de sensor que permite fazer isso com uma câmera pequena e fácil de usar. E, por não ter mecanismo de foco, ela ainda será rápida que as máquinas comuns, diz ele. O resultado parece ter impressionado os investidores, já que a Lytro levantou 50 milhões de dólares em capital para o projeto.
A parte mais difícil é desenvolver o software que processa as imagens. Para coordenar essa tarefa, a empresa recrutou nada menos que o veterano Kurt Akeley, um dos fundadores da Silicon Graphics, que, nos anos 80, foi pioneira no desenvolvimento da computação gráfica. É um encontro de duas gerações de pioneiros. A Lytro não diz quando pretende começar as vendas, mas, no site da Lytro, é possível fornecer um endereço de e-mail para ser avisado. O site também inclui uma galeria com fotos de campo luminoso.


Quer nos seguir no Twitter?
Ou prefere Facebook?

22 junho 2011

INTERNET - Pesquisa mostra que pessoas passam mais tempo em app do que na web

É o que diz a pesquisa feita pela Flurry, uma especialista em "estatísticas móveis", nos Estados Unidos.



A Flurry mediu o tempo que as pessoas passam em aplicativos através do seu banco de dados. Com isso, comparou as informações com os dados (públicos) fornecidos pela comScore e Alexa. Há margem de erro, mas de alguma forma, ainda é possível julgá-la como uma base para acreditar que os aplicativos estão, realmente, sendo mais "consumidos".

E o que essas pessoas estão fazendo nos aplicativos? Jogos e redes sociais.

- 47% em jogos
- 32% em redes sociais
- 9% com notícias
- 7% com entretenimento
- e 5% em "outros"


Fontes: Proxxima, BusinessInsider

21 junho 2011

COMPORTAMENTO - O Sonho Brasileiro, by BOX 1824

Assim como o INSC, lançado este ano pela ESPM e Rapp Brasil, agora veio o projeto "O Sonho Brasileiro", criado pela BOX 1824 (a mesma do "We all want to be young") junto a parcerias como Rede Globo, Pepsi, Itaú, Zeppelin e RED.

O Sonho Brasileiro é um estudo feito com jovens brasileiros, entre 18 e 24 anos, a fim de entender o que será do futuro do Brasil. Pelas palavras deles:

"
Um estudo aberto, sem viés de consumo, sem fins lucrativos, que visa ouvir a primeira geração global de brasileiros para entender seus valores, a forma como enxerga o país, os papeis que se propõe a desempenhar nele e os cenários futuros em que se vê atuando.
"
Site osonhobrasileiro.com.br


Uma bela fonte de informação, vale muito entrar no site, conhecer e decifrar o comportamento do jovem brasileiro.

Belo trabalho!


Quer nos seguir no Twitter?
Ou prefere Facebook?

DESIGN - CoCy é a solução de transporte gratuito e sustentável


 A CoCy, idealizada por Adrian Weidmann e Robert Nightingale, é uma solução engenhosa que propõe fornecer transporte livre, local, ético e sustentável, utilizando uma plataforma criativa de anúncios, utilizando bicicletas. Os aparelhos incorporam uma gama de características que fazem a localização, reserva e operação das bicicletas um processo acessível para moradores e visitantes daquela cidade.


As bicibletas são presas em um suporte de energia solar, ligado a um dispositivo de bluetooth. Para retirar a bicicleta, o usuário utiliza seu smartphone ou insere um código disponibilizado online, de acordo com sua reserva. Depois de usar, a bicicleta pode ser realocada em qualquer estação de suporte na cidade, as quais podem ser localizadas através de sistema GPS disponibilizado no aplicativo para smartphones.


Além disso, cada bicicleta tem um design preparado para receber anúncios de forma facilitada, aumentando rotatividade de anunciantes e campanhas. Com esta fonte de financiamento, o serviço da CoCy só é cobrado após 30 minutos de uso da bicicleta, preservando a longevidade do serviço.

Fonte: YankoDesign

Quer nos seguir no Twitter?
Ou prefere Facebook?

20 junho 2011

COMUNICAÇÃO - Cozinha de Singapura pula de cidade em cidade

Existem várias maneiras de um país promover suas qualidades pelo mundo, mas essa ação de Singapura vale o destaque: o Singapore Takeout é um container (daqueles de navio mesmo) virado em cozinha, que viaja pelo mundo promovendo a gastronomia do país.


A ideia é visitar nove cidades, 10 chefs, 15 marcas de comida em 365 dias.
Em cada cidade, um proeminente chef de Singapura, junto a um chef local, criam pratos que incorporam o melhor das duas gastronomias.

Esse mês em Londres, segue para Paris e depois o itinerário contempla Moscou, Nova Iorque, Hong Kong, Shangai, Nova Deli, Dubai e Sydney.

Se quiser, visita lá a página do Facebook deles.

Fonte: Springwise

Quer nos seguir no Twitter?
Ou prefere Facebook?

16 junho 2011

EMPREENDEDORISMO - Estudo faz revelações sobre as diferenças entre homens e mulheres nos negócios

Na introdução do livro Single. Women. Entrepreneurs, lançado em março nos Estados Unidos, a autora Erin Albert conta qual foi a sua inspiração. Segundo ela, estudo recente da Fundação Kauffman dá conta de que as mulheres solteiras abrem mais empresas do que os homens solteiros — partindo dessa premissa, ela narra histórias de 30 empreendedoras. A boa notícia é que a pesquisa da Fundação Kauffman vai além dos dados citados pela autora. Mais do que estabelecer o estado civil das empresárias, The Anatomy of an Entrepreneur, de autoria de J. McGrath Cohoon, Vivek Wadhwa e Lesa Mitchell, faz uma análise completa das semelhanças e distinções entre homens e mulheres empreendedores. O levantamento foi feito com 549 empresários de ambos os sexos.

Há mais similaridades do que divergências.
 
Homens e mulheres têm motivações parecidas, atribuem o sucesso às mesmas razões e enfrentam as mesmas dificuldades para conseguir financiamentos.
 
As diferenças, porém, são intrigantes.
 
Quando uma mulher decide abrir uma empresa, o incentivo de outro empreendedor é fundamental. Redes de contatos são essenciais para o sucesso, na opinião delas, que são mais adeptas do networking. Em relação aos desafios, a maior preocupação é a preservação do capital intelectual da empresa. Enquanto isso, os homens sofrem com a pressão da família para manter o emprego tradicional.
 
 
 
 
Chegamos a conclusões parecidas”,
 
diz Amisha Miller, do Instituto Endeavor, que realizou pesquisa do mesmo tipo, mas com empresários brasileiros. “De maneira geral, homens e mulheres são parecidos. Mas é verdade que as mulheres costumam precisar mais de um mentor, seja o sócio, um familiar ou amigo. Homem não liga muito pra isso. Outra característica importante é que elas valorizam mais a experiência prévia no setor escolhido. Eles acreditam em aprender na prática.”
 
Fonte: PEGN
 
Quer nos seguir no Twitter?
Ou prefere Facebook?

15 junho 2011

COMUNICAÇÃO - Promoção do Samsung Galaxy SII surpreende com "arte dos dedos"

Para promover o Samsung Galaxy SII, a La Bande Originale (agência francesa) pensou em um vídeo que demonstrasse a ação de manipular um dispositivo sensível ao toque.



O resultado pode ser conferido no Vimeo da própria La Bande Originale, onde você pode encontrar outros trabalhos.

Vale a visita!



Fonte: Fubiz

Quer nos seguir no Twitter?
Ou prefere Facebook?
Unleash Your Fingers from LABANDEORIGINALE on Vimeo.

14 junho 2011

INTERNET - Wordle transforma qualquer texto em infográfico, online e gratuito

Pelas palavras do próprio Wordle...

"
Wordle é uma ferramente para a geração de "nuvens de palavras" a partir de textos providos. Essas nuvens dão uma ótima ideia das palavras predominantes no texto. E você pode editar fontes, cores e layouts. As imagens geradas são suas e você pode fazer o que quiser: imprií-las ou salvá-las na galeria Wordle.
"

Nós, da Inex, fizemos um infográfico do texto do Theodore Levitti, "Miopia em Marketing". Dá uma olhada:



A ferramente é realmente fácil de usar, apesar de não permitir o upload de documentos salvos no computador. De qualquer forma, é válido para panorâmas de análises, para conhecer superficialmente o conteúdo ou resumí-lo. Ou, ainda, para conhecer a própria empresa, através do infográfico do próprio site ou blog.

Constituição Brasileira


Por Gabriela De Luca

Quer nos seguir no Twitter?
Ou prefere Facebook?

13 junho 2011

MODA - Alexandre Herchcovitch lança Tóxico e Insânia na Coleção Inverno 2011

 O estilista brasileiro Alexandre Herchcovitch acaba de lançar dois curtas-metragens em preto e branco, de sua Coleção Inverno 2011. 
Dirigidos por Christiano Metri e produzidos pela Academia de Filmes, ‘Insânia’ e ‘Tóxico’ foram inspirados no cinema surrealista e revelam o poder sobrenatural que as peças do estilista exercem sob os modelos Luciana Curtis e Rodrigo Bellotto.
Tóxico
Tóxico from Christiano Metri on Vimeo.

Insânia
Insânia from Christiano Metri on Vimeo.

Alexandre Herchcovitch desfila sua coleção verão 2011/2012 em dois dias diferentes na São Paulo Fashion Week, que começa hoje (13) e vai até sábado (18), na Fundação Bienal, no Parque do Ibirapuera. Pelo calendário do evento, a terça-feira (14) é reservada para o desfile feminino da grife. Já a sexta-feira revela a coleção masculina.


Quer nos seguir no Twitter?
Ou prefere Facebook?

10 junho 2011

MARCA - As 25 marcas mais valiosas do Brasil 2011

No começo do ano falamos das 500 marcas mais valiosas do mundo. Lembra?


Nele, já tínhamos salientado as marcas brasileiras, com ressalva para os bancos, que dominaram as primeiras posições das brasileirinhas (entre as 100 +).


Bom, agora a mesma Interbrand fez a relação das 25 marcas mais valiosas do Brasil, exclusivamente.

Para entrar no ranking, as marcas devem atender alguns critérios básicos: ser originária do Brasil, ser listada em Bolsa de Valores ou publicar informações contábeis e financeiras, fornecer informações suficientes para a identificação da receita individual de suas marcas, gerar EVA positivo (geração de valor do negócio uma vez que a empresa remunera todo o capital investido na operação) e ser amplamente reconhecida nos seus principais mercados.

Dá uma conferida:



Fonte: Portal Exame

Quer nos seguir no Twitter?
Ou prefere Facebook?

09 junho 2011

INOVAÇÃO - O coneito de "pivot" para as startups

A palavra pivot tem sido bastante usada pela comunidade empreendedora do Vale do Silício nos últimos dois anos, e os brasileiros costumam usar "pivotar". O significado de pivot para uma startup, apesar de simples de explicar, é uma tática de negócios importante que pode definir se o projeto irá morrer ou crescer.



Para uma startup, a analogia mais representativa é o jogador de basquete: ele rapidamente para a jogada, mantém uma das pernas fixas, observa e gira em torno do seu eixo para explorar diferentes opções de passe. Esse é o conceito do pivot em uma startup: girar em outra direção e testar novas hipóteses, mas mantendo sua base para não perder a posição já conquistada.

Existem diversos exemplos interessantes de pivot, mas dois são bastante conhecidos:

1) o Paypal começou como uma empresa de troca de dinheiro virtual entre dispositivos handheld (você se lembra do Palm? Era a plataforma que eles usavam). Com o tempo, os fundadores perceberam que seu serviço estava mesmo nos micropagamentos e na troca de dinheiro via web.

2) Empreendedores que estavam construindo um RPG multi-usuário na internet um dia se convenceram que o mercado de RPGs online estava saturado. Nesse momento, aproveitaram a funcionalidade que tinham projetado para trocar imagens entre jogadores e montaram o Flickr - hoje, um serviço de compartilhamento de fotos famoso em todo o mundo.

Pivots são muito mais facilmente explorados em empresas de tecnologia, porque seus ativos são em grande parte intangíveis, os custos são baixos e o mercado muda muito rápido - por isso, é mais fácil readaptar a startup para um modelo mais escalável. Mesmo assim, não se esqueça da diferença entre pivotar versus desistir de um projeto para começar outro: quando desiste, tudo que você leva é a experiência e aprendizado de ter falhado. No pivot, você leva não só a experiência como também reaproveita os ativos que já construiu em favor de uma nova estratégia.
 
Fonte: Portal Exame
 
Quer nos seguir no Twitter?
Ou prefere Facebook?

08 junho 2011

EMPREENDEDORISMO - Empresa nascida em fundo de quintal espera faturar R$ 9 milhões em 2011

Foi do trabalho de nove anos como paisagista que Marcos de Ávila herdou a paixão por formas e a preocupação estética. Agrônomo de formação, aos 26 anos resolveu deixar o paisagismo de lado para investir no setor gráfico. Em 1991, para montar a DTP no quintal da casa onde morava com os pais, em Ribeirão Preto (SP), comprou uma impressora a laser e investiu cerca de US$ 1,5 mil. “Na época, uma verdadeira fortuna”, ele relembra.


Em pouco tempo, a gráfica de Ávila se tornou referência em produção gráfica e editoração eletrônica no interior paulista. Com a popularização das impressoras e as novas exigências do mercado, a DTP passou a atuar também com impressão digital e, mais tarde, em 2001, com comunicação gráfica.

Em 2005, a empresa já oferecia serviços de serralheria, recorte eletrônico e pintura. Para comemorar os 20 anos de existência da DTP, completados neste mês de maio, Ávila escolheu o camaleão como símbolo. “O animal representa mudança e, ao longo de sua existência, a DTP sempre se adaptou às novas exigências do mercado consumidor, investindo em tecnologia e atualizando a administração”, explica.

Investimento também é palavra de ordem na DTP. Além de contarem com um sólido plano de carreira e treinamentos internos frequentes, os 112 funcionários que trabalham na companhia são incentivados a estudar e aperfeiçoar suas habilidades técnicas e artísticas. “Os colaboradores representam nossa marca no mercado”, diz.

E números não faltam para comprovar e eficiência do método de trabalho criado por Ávila. Hoje, a empresa trabalha com oito linhas de produção: digital, silk, marcenaria, pintura, recorte, acabamentos e instalações, acrílico e serralheria. Além disso, fornece serviços como materiais promocionais e de merchandising, sinalização corporativa, personalização de frotas, arquitetura e ambientação, displays e expositores, atendendo a todo o território nacional.
Com uma carteira ativa de 200 clientes, a DTP espera aumentar seu faturamento em 12% em 2011 em relação a 2010. “Se tudo correr como planejamos, alcançaremos a marca de R$ 9 milhões”, aposta Ávila, que esta semana teve mais um motivo para comemorar: completou 46 anos de vida.
 
Fonte: PEGN
 
Quer nos seguir no Twitter?
Ou prefere Facebook?

07 junho 2011

CONSUMO - Bamboo Bike promove disseminação do conhecimento e sustentabilidade


A BambooBike é uma empresa que se coloca no papel de espalhar o amor por produzir bicicletas, através de workshops sobre "como montar sua própria bicicleta" e "como vender a bicicleta que você criou". Já ministraram palestra para mais de 250 pessoas e ajudaram a iniciar com uma fábrica em Gana (em setembro), proporcionando um preço baixo com alta qualidade a quem interessa este produto.


Dá pra ver que a ideia é ajudar. Ainda assim, se colocam, também, como empresa de desing e desenvolvimento, que se financia através dos workshops citados. Por isso, dedicam pelo menos 50% do tempo no desenvolvimento de projetos baseados em três vertentes:

1. Impulsionar as capacidades da Bamboo Bike em usar materiais e processos de desempenho elevado, em relação ao seu caráter funcional, ambiental e econômico;
2. Usar esses recursos para promover a acessibilidade e interesse pelas bicicletas, através da disseminação do conhecimento e habilidade sobre a fabricação de bicicletas;
3. Desenvolver programa para promover o engajamento dos jovens na fabricação, engenharia e design ambiental. 


Para usufruir dos serviços, é só escolher o modelo de bicicleta que se pretende. Aí, vem o preço (custo de quem irá construir o modelo, com as próprias mãos, no armazém da BambooBike - em São Francisco ou Brookling -com datas pré-agendadas dos workshops).
Os modelos variam de preço, desde se você já tem os materiais para construir, como o modelo que se pretende fazer.


Vale conhecer o trabalho e a ideia deles (e, por que não, se inspirar?)...


Quer nos seguir no Twitter?
Ou prefere Facebook?

06 junho 2011

LUXO - Mercado de luxo atinge segmento peculiar, os açougues

Quem passa desavisado pela vitrine do açougue Victor Churchill, no bairro Woollahra em Sydney, pode facilmente confundí-lo com uma loja de grife.



 Com  piso de mármore, paredes feitas de tijolos do Himalaia, iluminação indireta para as peças expostas em vitrines de vidro e teto rebaixado, é um açougue que se diferencia dos convencionais por ser um espaço de luxo. Fundado em 1876  ele é o fornecedor de um dos mais famosos restaurantes de carne da Austrália, China e Singapura.



Vale, ainda, visitar o site da empresa www.victorchurchill.com/. No site, conta a história da empresa de forma lúdica e interativa, desde 1876. Também apresenta a agenda de cursos e um mapa, também interativo, da loja (que é bastante ampla).

Para quem não pretende ir para a Austrália tão cedo, vale a visita ao site!


Fonte: BlogdoChurrasco

Quer nos seguir no Twitter?
Ou prefere Facebook?

03 junho 2011

INTERNET - Projeto Proxxima Inteliência Digital demonstra posição das marcas no meio digital

Lançado pelo IBOPE Inteligência, Grupo Troiano e e-bit, o projeto é uma pesquisa sobre inteligência digital das empresa no Brasil. Se já quiser fazer o download da pesquisa, só clicar aqui.






Mas, vamos começar pelo começo:


Inteligência Digital é:
"
Traço de caráter das marcas que usam os meios digitais de forma relevante e diferenciada, apesar de não terem nascido nesse ambiente, e são recocidas por isso.
"


O objetivo da pesquisa:
"
Identificar, no mercado brasileiro, as marcas cuja Inteligência Digital se destaque em seus setores de atividade.
"


O foco:
"
Percepção do público não-especializado em comunicação, mas profundamente envolvido com meios digitais.
"


Para isso, foram definidos 5 drivers (agilidade, mobilidade, sociabilidade, utilidade e visibilidade) por especialistas, feito um levantamento online das marcas mais lembradas, e pesquisa de campo online para capturar percepção do público e análise dos resultados.


Foram 7 setores estudados (automóveis, bancos, bebidas alcoólicas, eletrodomésticos, eletrônicos, telefonia, vestuário/moda), 1450 respostas, com público entre 18 e 65 anos e 96% com, no mínimo, segundo grau completo.


Stock.xchng




Aos resultados:
- Sobre os drivers, o mais importante foi considerado "Utilidade" com 23%, seguido de "agilidade" (21%) e "Mobilidade" (20%). Os graus de importância ficaram bastante similares entre os drives propostos e não mudaram em demasiado quando divididos por setor.


- As estrelas, por categoria:


FIAT - Automóveis
ITAÚ - Bancos
SKOL - Bebidas Alcoólicas
ELECTROLUX - Eletrodomésticos
SONY - Eletrônicos
TIM - Telefonia
NIKE - Vestuário e Moda


- Carros e telefonia foram as categorias mais homogêneas nos resultados.
- Os eletrodomésticos foram dominados por três marcas principais: Electrolux, Brastemp e Arno.
- Vestuário e moda, Carros e Bancos demonstraram as diferenças mais heterogêneas.


De qualquer forma, vale conferir a pesquisa completa. Para baixar, só clicar aqui.


Fonte: IBOPE


Quer nos seguir no Twitter?
Ou prefere Facebook?


INEX
| PORTO ALEGRE | SÃO PAULO | BRASIL
www.inexestrategia.com.br