11 julho 2008

CONSTRUÇÃO CIVIL - Dubai se diz pioneira, mas Brasil já tem torre giratória

Fonte: Invertia/Terra


O arquiteto David Fisher anunciou no final do mês passado, em Nova York, aquele que seria o primeiro edifício residencial giratório do mundo, o Dynamic Tower. Pelo projeto, cada andar deverá se mover de forma independente para um lado ou para o outro. No entanto, tal empreendimento já existe, desde 2004, em um bairro nobre de Curitiba. Trata-se do Suíte Vollard, um edifício de 11 andares em que os apartamentos giram 360º, para a direita ou para esquerda, utilizando energia elétrica.
Todos os 11 apartamentos do Suíte Vollare são lofts iguais. Eles possuem dois banheiros, um na parte central do apartamento, no eixo fixo, onde está localizada também a cozinha, e outro externo, construído próximo aos elevadores, que também ficam em uma parte fixa, à parte do edifício cilíndrico. Os apartamentos têm 180 m² de área privativa e 270 m² de área total.
Já a torre que será erguida em Dubai, terá 68 andares e nela, um hotel seis estrelas, escritórios e apartamentos de vários tamanhos e, nos últimos andares, cinco "mansões" de 1,5 mil m² cada. Sobre o teto serão construídos uma piscina e um jardim, enquanto no 64º andar haverá um heliporto.
O projeto brasileiro foi desenvolvido pela construtora Moro. O prédio está vazio no momento, tendo sido ocupado por poucas semanas, apenas por parentes e amigos do dono da construtora, Alcir Moro. "É um prédio conceito", diz Alfredo Moro, diretor de relações internacionais da SpinBuildings, empresa constituída para comercializar essa tecnologia. Ele afirma que este tempo entre a inauguração da obra e a venda dos apartamentos estava previsto e faz parte do aperfeiçoamento da tecnologia.
Quando forem a mercado, os imóveis devem custar cerca de US$ 1,35 milhão, segundo Alfredo Moro. O valor do m² deve girar em torno de US$ 5 mil.
Segundo o executivo, a tecnologia foi toda desenvolvida pela Moro, e também já foi registrada de acordo com as normas de patentes internacionais para que possa ser reproduzida em qualquer lugar do mundo. Ele garante que este é o primeiro edifício residencial giratório do mundo, destacando que já havia restaurantes giratórios.
Além do fato de se proclamarem os primeiros edifícios giratórios do mundo, os dois projetos têm outro fato em comum. O nome de ambos foi inspirado em pessoas ligadas à arte. No caso brasileiro, Ambroise Vollard, francês que ajudou Gauguin, Picasso e Van Gogh. Já o edifício em Dubai foi batizado de Leonardo da Vinci, italiano e um dos expoentes do Renascimento.


11/07/2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário


INEX
| PORTO ALEGRE | SÃO PAULO | BRASIL
www.inexestrategia.com.br