Os fundadores do site Cuil garantem que ele acessa três vezes mais páginas do que o líder do mercado e até dez vezes mais do que o Live Search, da Microsoft.
Ex-funcionários do Google se uniram para desenvolver o site de busca Cuil (fala-se 'cool'), que foi lançado nesta segunda-feira, 28. Idealizado por Anna Patterson, que lidera a empresa ao lado do marido Tom Costello, com auxílio dos engenheiros Russell Power e Louis Monier, o Cuil está sendo apresentado por seus fundadores como o maior site de buscas do mundo. "Nosso diferencial é que a tecnologia de busca permite a indexação de uma parte maior da internet, colocando praticamente toda a web nas mãos dos usuários", diz Costello.
Os fundadores garantem que o mecanismo é mais evoluído que o do Google, oferecendo resultados mais apurados, além de cobrir três vezes mais páginas do que ele e até 10 vezes mais do que o Microsoft Live. A empresa informa também que o mecanismo de busca categoriza melhor os termos por conteúdo e relevância. 'Quando encontramos a página com as palavras-chave, permanecemos nela e analisamos o resto do conteúdo, seus conceitos, suas inter-relações e a coerência', informa em sua página corporativa o Cuil.
O site não traz nenhum banner de publicidade e tem como cor predominante o preto, no lugar do branco, que é mais tradicional neste tipo de página. E ao invés de uma sequência vertical de links, a página de resultados mostra resumos dos sites encontrados pela busca.
Ao lado do espaço para inserção da palavra ou sentença, está destacada a informação sobre a quantidade de páginas que podem ser acessadas pelo mecanismo: mais de 121 bilhões. O fato é que uma pesquisa simples por expressões bastante procuradas revela que em termos de número absoluto de resultados o Google ganha. O termo iPhone, por exemplo, revelou 17,8 milhões de resultados no Cuil, contra 241 milhões do Google. Café tem 469 milhões no Google e 27 milhões no novo. E Coca-Cola tem 54,7 milhões no líder e 4 milhões no Cuil. Resta saber quais desses resultados são realmente aproveitáveis.
A propósito, Cuil significa 'Conhecimento' na antiga língua irlandesa, falada pelos celtas.
28/07/2008
Nenhum comentário:
Postar um comentário