Entre as empresas muito inovadoras, 49% registraram aumento em seu faturamento no período compreendido entre janeiro e agosto de 2007, na comparação com o mesmo período de 2006. Já entre as empresas inovadoras, 46% perceberam essa expansão. Por outro lado, entre aquelas que não inovam em nada produtos, serviços ou processos, somente 23% faturaram mais, na mesma base comparativa, informou o site InfoMoney.
O dado integra o estudo "Desafios da Inovação e Competitividade nas Micro e Pequenas Empresas", divulgado pelo Sebrae-SP na quinta-feira (26). Verificou-se também que a produtividade por empregado aumentou 46% nas empresas muito inovadoras, 39% nas inovadoras e 20% entre as que não inovam.
Por sua vez, o volume de produção aumentou em 62% dos negócios muito inovadores, em 52% dos inovadores e em 27% dos não-inovadores. No entanto, a principal constatação do estudo foi que, apesar de muito se falar de inovação em artigos, palestras, reportagens e livros, 45% dos empreendedores não introduzem melhorias e inovações e 36% não costumam acompanhar a evolução do mercado em que atuam.
Resultados
Segundo a pesquisa, 28% das empresas inovaram ao apostar em novos produtos ou serviços, sendo que em 96% delas, o produto inovador já foi vendido no mercado, com reação ótima para 39% delas, boa para 45% e regular para 16%. Apenas 1% percebeu reação negativa do mercado.
Já 22% das empresas preferiram investir em novos processos e métodos de trabalho. Em 74% delas, houve aumento de produtividade, em 49%, expansão da receita, em 35%, redução dos custos, em 19% delas, substituição de insumos e materiais e em 17%, redução do impacto da atividade no meio ambiente.
Ainda foram relatados resultados como maior número de clientes, ampliação da satisfação de clientes, melhor qualidade do produto, mais organização ou controle, visual mais bonito, ganho de espaço (que costuma ser um problema em pequenas empresas), menos gastos com manutenção, maior competitividade e aumento do lucro.
Quanto à aposta em novos mercados, ela se deu em 15% das empresas. Para 50% delas, a reação dos clientes foi ótima, para 45%, boa, para 4%, regular e para 1%, ruim. Este novo mercado representa até um quarto do faturamento em 57% dos casos, e entre um quarto e metade do total faturado em 32%. Para 11%, por sua vez, o novo mercado representa mais da metade do faturamento.
02/07/2008
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