19 junho 2008

BUSINESS - Limitadas também estão na mira da nova Lei das S/A

Fonte: Amanhã

A nova Lei das S/A, que entrou em vigor no início deste ano, prevê que todas as empresas com faturamento anual superior a R$ 300 milhões devem publicar balanço financeiro devidamente auditado. Até aí, nenhuma novidade. O que muita gente ignora é que essa medida não afeta somente as sociedades anônimas de capital aberto. As sociedades limitadas de grande porte, que nunca tiveram o compromisso legal de expor suas contas, também deverão se adaptar à nova norma. “Somente as limitadas com faturamento inferior a R$ 300 milhões não serão afetadas”, resume Marcelo Tonini, sócio da KPMG Auditores Independentes em Santa Catarina.

No Sul, várias empresas que não publicavam balanço, incluindo-se aí as cooperativas, terão de se enquadrar à nova Lei das S/A. Pelos cálculos da KPMG, essas companhias representam entre 15% e 20% do grupo das 500 maiores da região. A Lei, diz Tonini, ajudará a alinhar os padrões contábeis brasileiros aos internacionais – um objetivo que a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) persegue desde o ano passado. “Agora, as práticas contábeis internacionais passam a valer para todas as empresas”, afirma o sócio da KPMG.

Os custos compensam - Tonini, que nesta semana está participando do ExpoGestão 2008, em Joinville, admite que a nova Lei das S/A gera novos custos para as empresas de grande porte. Além de alterar processos contábeis, elas terão de contratar auditorias especializadas para avalizar as demonstrações financeiras, tal como ocorre com as companhias de capital aberto. Esses custos, porém, trazem compensações. Uma empresa com balanço auditado, diz Tonini, tem acesso facilitado ao mercado de capitais. “Se uma empresa for tomar uma linha de crédito sem ter as demonstrações auditadas, o risco de crédito para o banco será maior e, com isso, o custo financeiro para a empresa também será mais elevado”, exemplifica. Isso também será importante para empresas que queiram fazer oferta pública de ações ou atrair fundos de private equity.
19/06/2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário


INEX
| PORTO ALEGRE | SÃO PAULO | BRASIL
www.inexestrategia.com.br