Que o mundo da propaganda vem sendo virado do avesso pelas mudanças aceleradas na comunicação não é novidade. Brabo mesmo é ser assertivo na hora de apontar os caminhos para a publicidade na era da internet. Para Walter Longo, mentor de estratégia e inovação do Grupo Newcomm, as agências devem passar por uma profunda adaptação, que está baseada em um novo conceito: MVV (Madison Avenue, Vine Street, Sillicon Valley). Os termos remetem à euforia criativa e se aplicam à publicidade, entretenimento e interatividade – nesta ordem.
“A grande tendência é a transformação das agências de maneira a atuar com igual peso em cada uma das áreas desse tripé”, explica Longo. E o prazo para essa adaptação é emergencial. “Quem não estiver nesse formato, em até cinco anos, estará fora da competição”, diz. A principal mudança, como se sabe, foi gerada pela disseminação da internet. As novas mídias incluem games e radios online, por exemplo. Elas ampliam as possibilidades de atingir os públicos, exigindo que os publicitários as potencializem comercialmente.
É com base neste novo conceito que Longo aposta na reestruturação como a única forma de dar longevidade às agências – que terão que dominar diversas novas áreas para atender os clientes com eficiência. “Será preciso rever totalmente o modelo de agência. O segredo de tudo está na capacidade e predisposição para se adaptar”, explica Longo. Atualmente, no Brasil, são poucas as empresas que já estão atuando nesse formato considerado ideal por Walter Longo. Como exemplo, ele cita as agências Neogama, Liquid, a AlmapBBDO e o grupo onde atua, Newcomm. O publicitário foi a Porto Alegre nesta terça-feira (17), para palestrar na ESPM a convite da Elemídia.
25/06/2008
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