06 junho 2008

CONSTRUÇÃO CIVIL - Mercado móvel chega ao ramo imobiliário.

Fonte: Peppers & Rogers Group

As pessoas que atualmente procuram por casas não precisam mais confiar nos e-mail e nas ligações telefônicas para receberem informações adicionais sobre lares potenciais. Pelo menos, não se elas estiverem lidando com a imobiliária Keller Williams, que atua na área de Washington, D.C.

Em cinco de maio deste ano, a quarta maior franquia imobiliária norte-americana lançou um programa de marketing móvel que combina as mensagens SMS e os websites móveis, para que respondam automaticamente a uma mensagem de texto enviada por um comprador potencial com detalhes mais profundos sobre casas específicas, além de um link a um website móvel criado para cada uma das propriedades disponíveis.

A tecnologia, atualmente limitada à área por onde circula o metrô de Washington, mas com planejamento de expansão por todo o país, foi desenvolvida pela Poteus, empresa global de produtos móveis.

“Os compradores mais jovens, especialmente, ficam entusiasmados com as mensagens,” diz a agente da Keller Williams, Allison Jensen. “As pessoas que têm por volta de vinte anos amam escrever essas mensagens, e isto mostra a elas que a empresa se preocupa com o desenvolvimento de novas tecnologias.”

A campanha de marketing móvel trabalha com qualquer telefone que possa enviar e receber mensagens e acessar sites WAP. A tecnologia reconhece palavras-chave específicas, oferecendo respostas a indivíduos que já viram uma propriedade em papel impresso, de forma online ou via site.

Uma vez que o cliente tenha mandado a palavra-chave para um código curto móvel a fim de obter mais informações, ele, instantaneamente, recebe dados adicionais por meio da tecnologia de respostas automáticas da Proteus. A mensagem de texto não contém apenas informações sobre a propriedade, mas também um link a um site WAP customizado que provê detalhes adicionais, fotos da propriedade, informações sobre corretores, e direciona a ferramentas de captura.

Adicionalmente, o programa opt-in disponibiliza aos agentes da empresa informações de contato, para que eles possam se comunicar com a parte interessada. “Como agentes, gostaríamos de receber uma mensagem em nossos próprios telefones celulares,” diz Jensen, “mas isto ainda não está disponível.”

A campanha, que inclui todas as casas listadas pela empresa que se situam na área por onde passa o metrô, já caiu nas graças dos clientes, ela diz. “Não se trata apenas de potenciais compradores, mas muitos clientes estão enviando listagens recebidas via mensagem de texto para seus familiares e amigos.”

E clientes já mais idosos, também, têm suas esperanças voltadas para a tecnologia SMS.

“Em muitos casos, responsáveis pelas residências educaram crianças que têm familiaridade com as mensagens de texto, e acham que este programa é muito bom,” ela diz. “Estamos descobrindo que cada vez mais pessoas estão envolvidas com mensagens de texto, e esta é uma tendência que vem aumentando. Realmente, nós não temos tido muitos problemas em explicar como ela funciona.”

Finalmente, os websites móveis da Keller Williams incluem vídeos contínuos. “O céu é o limite com a tecnologia disponível,” diz Jensen. “Nós já temos textos descritivos e fotos nos sites, e logo mais teremos vídeos também.”

Enquanto Jensen não se preocupa em analisar ou medir qualquer venda de imóveis como sendo diretamente derivada da campanha até então -- “afinal, ela só teve início há duas semanas” -- ela afirma que o feedback tem sido extremamente positivo. Qualquer ponta de competitividade com os clientes em uma economia vertical é crucial, ela diz, e as capacidades de resposta instantânea, providas pela campanha de SMS, contam muito.

“Estamos sempre escutando o quanto os potenciais compradores de imóveis querem que todo corretor ofereça esta mesma tecnologia,” ela adiciona. “Isto está realmente ajudando a fazer com que a Keller Williams se sobressaia.
05/06/2008

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