11 junho 2008

MARCA - O doce sabor de se posicionar no topo.

Fonte: Meio&Mensagem

Antigos patrocinadores preferem criar seus próprios eventos gastronômicos e brilhar sem concorrentes.
Cansado de ser a marca Brastemp ficar perdida no meio de dezenas de patrocinadores de eventos como a Casa Cor, o diretor de Marketing da Brastemp, Jerome Cadier, há dois anos, resolveu ousar e criar seu próprio evento. "Transformamos o que era product placement em um evento proprietário", diz Cardier. E foi assim que nasceu o B Gourmet, uma exposição de ambientes criados por arquitetos e decoradores a partir de propostas criativas, mostrando sempre o Lado B das coisas. "Hoje, o B Gourmet é o principal investimento de marketing da marca", afirma Cadier.
"O investimento no B Gourmet é o dobro em valor e em dedicação da equipe, mas acredito que em termos de retorno, ele nos dê umas 20 vezes o retorno que tínhamos como patrocinador da Casa Cor", revela Cardier que também usa as aulas de gastronomia e demonstrações para ações de relacionamento com executivos de revendas. "Além disso, como os ambientes ficam muito interessantes e criativos, há também um grande retorno em espaço editorial", completa o executivo.
A iniciativa deu tão certo que, entre 12 e 29 de junho, a Brastemp realiza a 4ª edição em São Paulo. A marca já realizou duas edições no Rio de Janeiro, uma em Curitiba e planeja fazer mais um no Rio e outra no nordeste ainda este ano. A edição que começa esta semana tem como tema "O Lado B" dos imigrantes de São Paulo. "A intenção é fazer uma leitura criativa das tradições imigrantes que convivem em São Paulo. Não queremos compromissos com as tendências da decoração de interiores. Nossa intenção é surpreender e encantar o consumidor e inspirar os profissionais de decoração enquanto mostramos a personalidade da marca", diz Cardier. O evento foi concebido em parceria com a Editora Abril e com a Talent, agência da marca Brastemp à época. Hoje a marca está com a DM9.
Nessa semana também estréia o São Paulo Food & Wine (SPF&W), evento criado pelo Grand Hyatt São Paulo que será desenvolvido em parceria com o 2º Laboratório de Cozinha Brasileira Paladar. O evento começa dia 12 e vai até o dia 15 de junho combinando almoços e jantares com chefs do primeiríssimo time com aulas e workshops voltados para o desenvolvimento da culinária nacional, a parceria de Hyatt e Estadão já é um sucesso em inscrições e reservas. "O evento foi nossa maneira de expressar a vocação do Grand Hyatt São Paulo para a gastronomia já que desde a concepção do projeto arquitetônico do hotel a gastronomia já era um assunto de destaque. Prova disso é que temos um prédio inteiramente dedicado a isso", diz o diretor geral, Carl Emberson.
"Ao trazermos 31 chefs, 8 enólogos e seis especialistas em bebidas estamos fortalecendo nosso posicionamento junto ao público gourmet ao mesmo tempo que estamos criando um evento lucrativo para o hotel", diz Emberson, que estima que 80% dos clientes dos restaurantes do hotel moram em São Paulo. Para o editor executivo Ilan Kow, a oportunidade de fazer a segunda edição do laboratório em parceria com o hotel pareceu especialmente saborosa porque ajudaria a colocar a culinária brasileira diante de para um público gourmet. "É da natureza do Paladar falar sobre altíssima gastronomia e também sobre ingredientes e assuntos que fazem parte do trivial brasileiro", diz Kow. "Além disso, há uma grande demanda por informação gastronômica em São Paulo. Afinal, o grande esporte do paulistano é comer", tempera.
Certamente essa certeza foi o que conquistou para o evento que começou a ser preparado em fevereiro deste ano patrocinadores de porte como Gafisa, Tramontina, Citroën, Faculdades Anhembi-Morumbi, Friboi, ABN-AMRO Banco Real e Riedel. Os patrocinadores sabem que os amantes da alta gastronomia estão entre os consumidores com maior poder aquisitivo. "Não pensamos em crescer infinitamente. Não queremos um evento massivo. O SPF&W é para ser um evento exclusivo, com alto padrão de qualidade e serviço e com foco no conforto", diz Emberson.
10/06/2008

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