05 junho 2008

COMPORTAMENTO - Estudo retrata hábitos de consumo dos brasileiros.

Fonte: Meio&Mensagem

Em sua 9ª edição, o estudo do Ibope Mídia, que também identifica os planos dos brasileiros para os próximos anos, revelou que para o consumidor o que motiva a compra são as experiências anteriores.
A 9ª edição do Target Group Index - estudo do Ibope Mídia realizado a cada seis meses que traz um retrato do comportamento e dos hábitos de consumo da população - analisou diversas categorias de produtos junto a indivíduos na faixa etária entre 12 a 64 anos, nas principais regiões metropolitanas de todo o Brasil, com o intuito de acompanhar as tendências de consumo dos brasileiros.
Os resultados obtidos este ano mostram que as maiores fontes de informação para decisões de compra são, em primeiro lugar, as experiências anteriores e, logo na seqüência, opinião da família e de amigos.
Quando perguntados sobre as principais fontes para pesquisas de produtos, internet e jornal apotam como seus destaques as categorias carros e eletrônicos. Entre as revistas, o destaque está nos produtos e serviços que remetem à vida saudável, como exercícios e alimentos, por exemplo. O meio que mais se destaca como fonte de informação para a compra de eletrônicos, produtos para casa e alimentos continua sendo a TV.
Uma das novidades que apareceram na pesquisa foi em relação à influência do ponto-de-venda no momento da compra, que se mostrou eficiente principalmente em relação aos jovens na hora de escolherem um roupa. A 9ª edição também incluiu perguntas sobre eventos marcantes na vida das pessoas, como casamento, nascimento do primeiro filho e ingresso na universidade, entre outras. Identificou-se, tomando como base as classes sociais brasileiras, que para brasileiros de 20 a 54 anos, o plano mais importante para os próximos 12 meses é comprar uma casa, e que entre as pessoas que planejam adquiri-la, 47% pertencem à classe C, 28% às classes AB e 25% DE.
Desenvolvido na Inglaterra, em 1968, o Target Group Index é atualmente realizado em 59 países, e chegou ao Brasil em 1999, fruto de uma parceria entre a americana Kantar Media Research (KMR) e o Ibope Mídia. As entrevistas foram realizadas nas regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza, Brasília e nos interiores de São Paulo e das regiões sul e sudeste.
05/06/2008

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