27 junho 2008

GESTÃO - A dificuldade de entender o que os líderes falam.

Fonte: Amanhã

Enquanto um líder fala, seus liderados escutam. A equação parece simples. No entanto, o ato de “escutar” não significa, necessariamente, que a informação foi compreendida de maneira clara. Débora Brum, especialista em voz pelo Centro de Estudos da Voz, de São Paulo, revela que a maioria dos líderes empresariais pensa que sempre se comunica bem. Mas, segundo Débora, eles estão enganados. “Os funcionários enxergam várias dificuldades de comunicação dos líderes. Alguns destes gestores nem têm noção de que essas dificuldades possam existir”, afirma a especialista.

E entender uma tarefa de maneira equivocada pode acarretar em grandes problemas para as companhias. “Já vi casos em que o projeto tomou um caminho completamente diferente daquele que o CEO desejava”, explica ela. Para Débora, a culpa pela interpretação errada da mensagem é de quem fala e não de quem ouve. ”Muitas pessoas são prolixas e não dão espaço para que os outros argumentem”.
Acompanhe os principais trechos da entrevista concedida por Débora Brum.
Qual a maior dificuldade dos executivos na hora de se comunicar com seus subordinados?
A falta de clareza. Muitos líderes não têm consciência de que aquilo que eles falam não é entendido pelos seus subordinados. E estes líderes nem mesmo percebem que não estão sendo claros. Para se ter idéia, uma pesquisa feita com líderes empresariais afirma que os executivos sempre acham que se comunicam bem.

E isso pode dificultar o andamento de um projeto?
Sim. Acompanhei várias situações em que se criou ruído na comunicação entre o líder e a gerência. Muitas vezes um projeto vai para o caminho errado por causa de um erro de comunicação, já que o presidente da companhia disse uma coisa e o gerente encarregado entendeu outra. Hoje, isso é um problema principalmente para quem ocupa cargos de liderança.
E como é possível reverter este processo?
Com muito treino. Pessoas competentes e inteligentes não são, necessariamente, boas comunicadoras. Muitas desses líderes sabem bastante dos seus jargões, de sua linguagem técnica, mas nada sobre comunicação. Acredito que as companhias – sejam elas de grande, médio ou pequeno porte – devem investir em qualificar a comunicação dos seus colaboradores e líderes.
27/06/2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário


INEX
| PORTO ALEGRE | SÃO PAULO | BRASIL
www.inexestrategia.com.br